Não é efeito fotográfico, nem goma de mascar, nem milk-shake, nem aquela bebida solúvel de morango. O Lago Hillier faz parte do Arquipélago de Recherche, pertencente à Austrália, e é rosado, sim! É o mais famoso, mas não é o único no mundo – nem mesmo o único na Austrália. Saiba mais sobre o fenômeno e descubra por que o lago Hillier é cor-de-rosa.
Na Austrália, há cinco lagos rosa: Hillier, Field of Pink Lakes, Hutt Lagoon, Pink Lake e Quairading Pink Lake. O fenômeno também ocorre no Senegal, na Espanha, no Canadá, nos Estados Unidos, na Bolívia e no Azerbaijão.
Afinal, por que esses lagos são cor-de-rosa? Não há apenas uma explicação científica, mas se estima que seja uma combinação de fatores: a falta de nutrientes, muito sal e a presença de Dunaliella salina, microalga que libera betacaroteno. No contato com a luz solar, essa substância tornaria a água cor-de-rosa. Outra possibilidade é a proliferação da bactéria Salinibacter ruber, produzindo bacterioruberina, que teria a coloração rosa.
O Lago Hillier tem 600 metros de comprimento e fica em uma área de preservação. É possível contratar passeios de helicóptero para ver o lago de cima, mas não se pode chegar até lá nem nadar nele, é claro.
Fonte: Blog Edestinos e Wefashiontrends