quinta-feira, 23 maio, 2024
21.2 C
Canarana
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE- Você sabia que o mel é o unico alimento que nao...

FUTILIDADE- Você sabia que o mel é o unico alimento que nao apodrece?

O único alimento que não apodrece é o mel. Além do seu sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga. Na hora de transformar o néctar das plantas em mel, as abelhas batem as asas para retirar o máximo de água da mistura.

E por isso pouquíssimas bactérias ou micro-organismos conseguem sobreviver em um ambiente de umidade tão baixa.

A maneira também como as abelhas introduzem o néctar nos favos de mel é vomitando lá. Isso parece nojento, mas o estômago das abelhas contém a enzima glicose oxidase, que é adicionado ao mel quando o néctar é regurgitado. A enzima e o néctar se misturam para criar o ácido glucônico e o peróxido de hidrogênio, é uma força hostil contra qualquer ser tentando crescer no mel.

Reprodução/Divulgação/Mundo Estranho

O mel até apodrece, mas demora porque tem pouquíssima quantidade de água em sua composição. O tempo varia de acordo com a excelência no processo de fabricação: o mel ideal tem só 17% de água, o que impede a proliferação de leveduras e microorganismos que deterioram o composto. Outro fator que aumenta a durabilidade do mel é sua alta taxa de açúcar – cerca de 90%.

Um dos fatores que contribui para o mel não estragar é a sua composição química. Em seu estado natural, o líquido viscoso tem muito açúcar e pouca concentração de água. Esse ambiente não é propício para que bactérias e outros micro-organismos sobrevivam. Sem isso para contaminar o mel, ele não estraga.

Fonte:Super interessante, Mega Curioso Pastifício Cipolletta 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.