quinta-feira, 23 maio, 2024
29.7 C
Canarana
Início Notícias Destaques Hospital Regional do Araguaia facilitará vida de pacientes que viajam quilômetros por...

Hospital Regional do Araguaia facilitará vida de pacientes que viajam quilômetros por atendimento

Cansada de percorrer mais de mil quilômetros para tratamento médico em Cuiabá, Maria Marlene Américo, 49 anos, de Porto Alegre do Norte, conta os dias para a entrega do Hospital Regional do Araguaia. O Governo do Estado investe R$ 119,6 milhões na construção da unidade de saúde em Confresa, que será inaugurada em 2024.

A unidade será referência em alta complexidade para os municípios da região e estará a 25 minutos de distância de Maria.

“O novo hospital irá facilitar demais a minha vida. Em Porto Alegre do Norte, onde moro, a saúde é precária e na cidade e nem nos municípios mais pertos tem a especialidade médica que necessito, como ortopedista, mastologista e neurologista.  Quando preciso, tenho que ir para Cuiabá fazer exames e é sofrido por causa da estrada. Com a construção do Hospital Regional do Araguaia, o acesso à saúde para as pessoas que moram nessa região ficará mais fácil, pois precisamos muito e estamos esperando por esse hospital há mais de uma década”, diz Maria, que já realizou três cirurgias para retirada de nódulos mamários, uma laqueadura, uma histerectomia e retirada de vesícula.

Ficar distante 788,6 quilômetros de casa, sem a rede de apoio da família e amigos, foi um dos maiores desafios enfrentados pela fotógrafa Thayllanes Martins Lima, de Porto Alegre do Norte. Em 2022, ela precisou acompanhar por três meses sua filha prematura, Pérola Martins do Carmo, durante tratamento médico em Primavera do Leste.
“Pérola é um milagre. Ela nasceu com 26 semanas de gestação. Hoje ela está com 11 meses, mas foi uma luta o parto, devido à falta de suporte na região. Ela nasceu em 19 de abril de 2022 e no dia 20 foi transferida para Primavera. Eu já estava de alta médica, mas acompanhei minha filha no hospital durante três meses. Estar longe de casa dessa forma, sem os amigos e parentes, foi muito difícil porque quando se está próximo de casa, você tem um suporte melhor, principalmente emocional. Com a entrega do Hospital Regional, vamos nos sentir mais amparados e perto de casa”, celebra Thayllanes.
O Hospital Regional do Araguaia será referência para sete municípios da região e contará com um total de 151 leitos, sendo 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI.

“A população dos municípios da região de saúde Araguaia-Xingu contará com um hospital de média e alta complexidade mais próximo e totalmente equipado. Os pacientes não precisarão mais se deslocar vários quilômetros à procura de especialidades de saúde em outras cidades e isso contribuirá para o acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde”, diz o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O hospital também terá 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

Novos Hospitais

Além do Hospital Regional do Araguaia, o Governo do Estado, por meio da SES, está construindo outros cinco novos hospitais. São eles: os Hospitais Regionais de Juína, de Tangará da Serra e de Alta Floresta, o Hospital Central e o Hospital Universitário Júlio Muller, ambos em Cuiabá.
Por Governo de MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.