terça-feira, 27 julho, 2021
Início Notícias Destaques Indígena de Canarana da Força Aérea Brasileira, volta para casa depois de...

Indígena de Canarana da Força Aérea Brasileira, volta para casa depois de vencer o Covid-19

CANARANA – Após 20 dias internado no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) com quadro grave de Covid-19, o Suboficial da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Teuê Carmone Kamayurá, do Xingu, teve alta e retornou para casa no estado do Mato Grosso, na quarta-feira (30).

Suboficial Teuê recebe alta; Foto – HFAB.

O militar ficou internado no HFAB durante três semanas, no período de 11 a 30 de junho, para se recuperar da Covid-19. Residente de Canarana-MT, o paciente recebeu os primeiros atendimentos na cidade, porém, seu quadro agravou, e houve a necessidade de um atendimento mais especializado, quando então foi transportado em uma aeronave Caravan da FAB para o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília-DF. Internado na UTI e intubado por 13 dias obteve sensível melhora clínica, sendo transferido para o HFAB para finalizar o tratamento médico.

LEIA MAIS – Exército combate fogo em Canarana e Confresa

No HFAB, o Suboficial Teuê recebeu um atendimento multidisciplinar, com suporte de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, visando o pleno restabelecimento de sua saúde física e emocional. O Suboficial Teuê foi acompanhado por sua filha durante todo o período de internação, tanto no HFA quanto no HFAB.

Na quarta-feira (30), o Suboficial Teuê e sua filha foram transportados para Água Boa-MT, em aeronave da FAB, acompanhados da Diretora do HFAB, Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros. “A nossa missão não é apenas reestabelecer a saúde física dos nossos pacientes, mas principalmente, prestar um serviço humanizado e de qualidade, que permita a segurança e o bem estar dos pacientes e seus acompanhantes para o recomeço da vida. O caso do Teuê retrata tal situação: militar da reserva, indígena, oriundo de uma cidade de difícil acesso, com quadro grave de Covid-19 e durante esses dias, esteve conosco, quando temos a felicidade de entregá-lo em sua casa bem e feliz”, destacou a Diretora.

Na cidade de Água Boa, o Suboficial Teuê e sua filha foram recepcionados e transportados por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o destino final em Canarana.

Por HFAB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.