CAMPINÁPOLIS – Campinápolis – MT realizou a primeira convenção municipal em uma aldeia indígena de Mato Grosso, na quarta-feira (09). Na ocasião, foram confirmados os nomes dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito da etnia Xavante pelo partido Patriota, Sererê Xavante e Izaías Prowe, respectivamente. Além de nove vereadores índios e não-índios.
A aldeia indígena Campinas fica localizada a 80 km do município Campinápolis, distante 500 km de Cuiabá. A cidade possui pouco mais de 15 mil habitantes, sendo que 2/3 da população são indígenas.
LEIA MAIS – Apoiador de Bolsonaro, indígena Xavante lança pré-candidatura a prefeito de Campinápolis
“Estamos aqui buscando nosso espaço como parte de Campinápolis. Embora a chapa seja pura, apenas de indígenas, queremos trabalhar para índios e não-índios. Porém, conheço a realidade Xavante e quero atender às necessidades do meu povo, que são muitas”, destacou Sererê em discurso.
A Coronel Fernanda, que é a pré-candidata do Patriota ao Senado apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro, fez questão de participar da convenção. “Fico feliz em saber que a comunidade indígena está organizada, querendo fazer parte da política mato-grossense porque só vocês conhecem a realidade e é preciso se unir para que a mudança aconteça. Nada melhor que um representante indígena para defendê-los. E estou disposta a apoiá-lo no que puder”, ressaltou a coronel.
A militar citou ainda que o presidente Bolsonaro, ao contrário do que muitos dizem, se preocupa com a população indígena e quer garantir direito de crescimento financeiro. “O presidente quer autorizar o uso de terras indígenas para que os mesmos as explorem e tenham independência econômica, e protejam o restante”.
Sererê é o único indígena que disputará a eleição majoritária municipal no Estado.