domingo, 2 outubro, 2022
Início Notícias Destaques Lideranças decidem iniciar obras do Aeroporto de Canarana em abril de 2023

Lideranças decidem iniciar obras do Aeroporto de Canarana em abril de 2023

CANARANA – As obras de modernização do Aeroporto Municipal de Canarana-MT irão começar a partir de abril de 2023. A decisão foi tomada pelo prefeito Fábio Faria juntamente com vereadores, empresários do ramo e também moradores da cidade que possuem aeronave, durante a manhã de segunda-feira (08), em reunião na Câmara Municipal.

Reunião com o prefeito Fábio Faria para tratar do Aeroporto Municipal; Foto – OP.

Conforme o prefeito, a demora para aprovar o projeto fez com que a Administração tomasse a decisão de executar a obra com recursos próprios, fazendo por etapas a pavimentação, a iluminação e a sinalização. Para início das obras, que seriam imediatas e executadas pela Prefeitura, a pista do Aeroporto Municipal já tinha sido interditada e melhorias foram feitas em uma pista que fica no Setor Industrial, para receber o tráfego enquanto durasse os serviços, inicialmente de pavimentação.

LEIA MAIS – Aeroporto Municipal de Canarana: investimento que traz desenvolvimento e que salva vidas

Porém, na semana passada o projeto foi aprovado para firmar convênio com o Governo de Mato Grosso. Com isso, o Estado irá repassar pouco mais de R$ 9 milhões para executar todo o projeto. Como é preciso seguir o trâmite burocrático, como licitação e ordem de serviço, as obras pelo convênio só iniciariam, provavelmente no mês de outubro, bem no início do período chuvoso.

Diante do novo cenário, foi tomada a decisão em conjunto entre todos os presentes na reunião, que será optado por fazer o convênio com o Governo do Estado para a execução total do projeto, esperando até abril do ano que vem, logo após o fim das chuvas, para início dos trabalhos, com previsão de entrega ainda no período da seca de 2023.

“Com as dificuldades em aprovar o projeto, iríamos fazer com recurso e execução próprias, porque entendemos que o aeroporto é de extrema importância para o crescimento de Canarana. Porém, a Sinfra não só aprovou, como disse que o nosso projeto é o melhor entre todos que estão tramitando lá com eles. Preferimos esperar um pouco mais e executar todas as obras de uma só vez”, disse o prefeito Fábio Faria.

Cercamento do Aeroporto de Canarana está em processo de licitação
Aeroporto de Canarana; Imagem – Divulgação.

A pista do Aeroporto Municipal de Canarana será alongada em 300 metros, atingindo 1.400 metros de comprimento, com 30 metros de largura. O pavimento que consta no projeto será de CBUQ, considerado de melhor qualidade. Se fosse executado pelo Município, o asfaltado seria em TSD. Além disso, as obras contemplam iluminação para voos noturnos e também sinalização.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.