segunda-feira, 4 julho, 2022
Início Notícias Destaques Aeroporto Municipal de Canarana: investimento que traz desenvolvimento e que salva vidas

Aeroporto Municipal de Canarana: investimento que traz desenvolvimento e que salva vidas

CANARANA – O governador Mauro Mendes assinou nesse mês de junho, em passagem por Água Boa-MT, milhões de reais em convênios com diversos municípios do Médio Araguaia, abrangendo áreas como logística, educação, esporte, social e saúde. Mais de um quarto de todos os investimentos do Governo de Mato Grosso tem como destino as cidades do Vale do Araguaia, até pouco tempo renegadas na repartição do bolo estadual.

Cercamento do Aeroporto de Canarana está em processo de licitação
Aeroporto de Canarana; Imagem – Divulgação.

Para o município de Canarana-MT, um dos convênios assinados traz um cenário até então desconhecido para a maioria da população. A modernização do atual aeroporto, provoca em primeira mão o entendimento sobre a melhoria da logística que possibilita a vinda de grandes empresários, ou mesmo a chegada de linhas aéreas comerciais. Mas a pavimentação, sinalização e iluminação da pista, vai também salvar vidas.

Quem explica isso é o prefeito de Canarana. Conforme Fábio Faria, já existe no município uma empresa que presta o serviço de UTI Aérea, que leva pacientes em estado crítico para tratamento em grandes centros, diminuindo tempo e elevando consideravelmente as possibilidades da vida prevalecer. Porém, como a pista ainda é de terra e não tem iluminação, a aeronave não consegue operar no período da noite.

“Nós vamos pavimentar, sinalizar e, o mais importante, iluminar essa pista para voos noturnos, podendo operar 24 horas por dia, atendendo tanto quem for chegar em Canarana, quanto quem precisar sair, possibilitando a operação da UTI Aérea. Isso vai salvar muitas vidas, porque até hoje, se alguém precisar ser transferido à noite, só era possível por ambulância”, disse o prefeito.

LEIA MAIS – Meta construirá em Canarana um dos mais modernos aeroportos do Vale do Araguaia

Fábio Faria também acredita que o investimento no Aeroporto Municipal vem na mesma direção do momento econômico que Canarana vive. “Apesar de ser homologada, nossa pista ainda é de chão. Mesmo assim, nosso aeroporto é um dos mais movimentados de toda região. Com o crescimento da cidade e de sua economia, precisamos de uma estrutura moderna que atenda esse fluxo e também o grande empresário que começa a vir para cá e que possui aeronaves que demandam certos tipos de pista”, acrescentou.

Conforme o prefeito, esse investimento está sendo possível graças também ao trabalho do governador Mauro Mendes. “É com muita felicidade que a gente consegue esse convênio junto ao Governo do Estado. O governador Mauro Mendes tem sido um grande parceiro de Canarana, resolvendo questões estruturantes que auxiliarão no desenvolvimento do município”, destaca.

Aeroporto Municipal de Canarana

O convênio assinado entre Governo de Mato Grosso e Prefeitura de Canarana, que abrange o Aeroporto Municipal, é para pavimentação da pista de pouso e decolagem, para a pista de taxiway e para o pátio de estacionamento das aeronaves. Também está no convênio a sinalização horizontal, vertical e luminosa, e instrumentos de auxílios à navegação aérea. Além disso, tem a construção da cerca do aeródromo.

A pista terá 935 metros de extensão. O valor do convênio é de R$ 9.444.271,90, sendo que R$ 7.119.662,06 serão repassados pela Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e o restante é o valor de contrapartida da Prefeitura. Com o convênio assinado, é dado continuidade ao processo de licitação e demais trâmites burocráticas. Ainda não foi divulgado prazo para início e para conclusão das obras.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.