QUERÊNCIA – Uma coletiva de imprensa foi convocada na tarde de terça-feira (16), no intuito de trazer esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos à cerca do Covid-19 em Querência.
Uma notícia de que o Governo de Mato Grosso teria orientado três cidades, entre elas Querência a decretar lockdown (fechamento completo), mobilizou as principais autoridades do município.
A orientação é embasada no novo decreto do Governo do Estado, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço do novo coronavírus.
Governo de MT orienta Querência e mais dois municípios a decretar lockdown por avanço do Covid-19
Após a orientação por parte do Governo do Estado, foram definidas novas medidas, que visam conter o avanço do coronavírus em Querência.
Dentre elas está a proibição da prática coletiva de esportes como caminhadas, pedaladas, exercícios físicos e treinos, jogos esportivos com vôlei e futebol, entre outros. As atividades físicas deverão ser feitas individualmente, sempre com o uso de máscara.
“O lockdown depende do comportamento do cidadão querenciano nos próximos dias”, afirmou o prefeito.
Gorgen salientou que o não cumprimento do que agora ainda é apenas uma recomendação, pode gerar o agravamento da situação, o que implicaria, entre outras coisas, na paralisação da colheita.
O município está em plenos trabalhos da segunda safra. Uma paralisação representaria incontáveis prejuízos, cuja principal fonte de renda gira em torno do agronegócio.
O prefeito falou ainda sobre as pessoas que desrespeitam a recomendação de afastamento social e promovem resenhas e encontros às margens de rios do município.
“Você não está enganando o prefeito ou a polícia, está enganando a si mesmo e colocando a sua saúde e a saúde da sua família em risco”, disse.
Gorgen ainda reforçou que ficou definido, em ação unificada, sobre o fechamento e lacração dos comércios que não se comportam e não seguem as medidas preventivas ao avanço do novo coronavírus.
A fiscalização contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária.
Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado na terça-feira, Querência tem 85 casos confirmados da doença, com 3 óbitos. Mais da metade, 53 pessoas, já estão curados do Covid-19 em Querência.
Por OPioneiro com informações de Michele Soares/Notícias Interativa.