CUIABÁ – Um dos primeiros governantes do País a adotar medidas restritivas contra o novo coronavírus, o governador Mauro Mendes (DEM) criticou, sem citar nomes, gestores que na opinião dele desacreditaram da possibilidade da doença chegar até o Brasil. Mendes lembrou que enquanto a China e países da Europa tentavam conter o avanço da doença, o País manteve eventos como o Carnaval.
“O problema que eu vejo é o despreparo coletivo para o enfrentamento correto desse problema. Faltou racionalidade, faltou bom senso. Eu não quero culpar individualmente ninguém, porque isso surpreendeu todo mundo. Mas não deveria, porque em dezembro nós vimos isso acontecendo na China, em janeiro começou na Europa e aqui nós tivemos em fevereiro um Carnaval, como se não tivesse problema nenhum acontecendo no mundo, como se aquilo não fosse chegar na América Latina. Chegou e se espalhou!”, disse o governador, em entrevista à Jovem Pan.
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro. O paciente era um homem de 61 anos que viajou à Itália e deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia anterior.
No entanto, especialistas apontam que é pouco provável que o idoso tenha sido a primeira pessoa a pisar em solo brasileiro com o novo coronavírus. Um estudo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) afirma que o vírus circulava pelo País pelo menos um mês antes da confirmação do primeiro caso.
Érika Oliveira/Olhar Direto; Foto – Christiano Antonucci/Secom-MT.