segunda-feira, 17 novembro, 2025
InícioNotíciasDestaquesMendes: Governo protege facção ao não equipará-la a terrorista

Mendes: Governo protege facção ao não equipará-la a terrorista

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Governo Federal está “protegendo” as facções criminosas ao ser contra equiparar esses grupos a terroristas.

A declaração do governador é uma reação à fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que disse esta semana que equiparar facções criminosas a grupos terroristas representa um “grave risco à soberania nacional”.

Foto: Mayke Toscano/Secom

Segundo noticiou a CNN Brasil, Lewandowski disse que isso abre brechas que poderiam justificar a intervenção de potências estrangeiras no Brasil sob o pretexto de combater o crime organizado.

“Isso é uma boa forma de proteger as facções criminosas. Então não podemos fazer nada, deixar eles crescendo, deixar eles ampliando o seu poderio, comprando metralhadora, daqui a pouco eles vão comprar tanque, vão comprar carro blindado, porque só falta isso. Para, né? Tenha dó”, afirmou Mendes ao ser questionado pela imprensa.

A fala de Lewandowski foi feita no Congresso Nacional do Ministério Público ao comentar o relatório do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) sobre o chamado PL Antifacção, que tramita na Câmara e teve debate e encaminhamentos esta semana.

Mendes tem sido um dos grandes defensores desta pauta e disse que esse argumento é uma “falácia”. Segundo ele, para não haver intervenção de outros países é necessário somente que existam leis mais eficientes e que o Governo Federal as cumpram.

“Basta que o Governo brasileiro faça uma lei decente, uma lei que dê instrumentos eficientes para ele próprio, com as suas forças de segurança, combater essas facções. E que dê às polícias militares, polícia civil, mais efetividade, e que dê ao judiciário instrumentos para mantê-los presos”, disse.

“Ficar com essa falácia de que outro vai vir a agir é porque já está pressupondo que não vai fazer nada contra mesmo que tenha uma lei mais inteligente”.

Por MidiaNews.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.