Araguainha, localizada a 471 km de Cuiabá, é o único município do Brasil com 100% dos eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral com biometria regularizada. Com 997 moradores, a cidade é a menor de Mato Grosso, mas possui eleitores em cidades vizinhas e contabiliza 1.225 pessoas aptas a votar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
A marca foi alcançada última quinta-feira (9), após a regularização da situação eleitoral de duas moradoras que tinham domicílio eleitoral em Araguainha, mas moram em outras cidades. Com isso, todos os eleitores cadastrados no município estão com os dados biométricos atualizados.

Conforme o TRE, a conquista é tão recente que o sistema eletrônico que monitora a biometria no estado ainda não atualizou a informação.
A última eleitora a concluir o cadastro biométrico foi Karine Ferreira da Silva. Ela havia se mudado temporariamente para Mineiros (GO) e, atualmente, mora em Tesouro, cidade vizinha a 188 km de Araguainha. Sua situação eleitoral foi regularizada após a transferência de domicílio.
Antes dela, Vitória Fernandes foi a penúltima eleitora a ter a biometria regularizada. Ela também morava fora da cidade e só conseguiu finalizar o processo após retornar a Araguainha. Para viabilizar o atendimento, servidores do cartório eleitoral de Alto Araguaia percorreram 78 km com um kit biométrico exclusivo para coletar suas digitais.
Além de ser o menor município de Mato Grosso, Araguainha também está entre os quatro menores do país em número de habitantes.
Ponte Branca está próxima de repetir o feito
Outro município mato-grossense, Ponte Branca, a 502 km de Cuiabá, também está prestes a atingir 100% de biometria eleitoral. Dos 2.067 eleitores aptos, apenas dois ainda não concluíram o cadastramento. Segundo o TRE-MT, um deles já se comprometeu a procurar o cartório eleitoral, enquanto o outro, residente em São Paulo, está em contato com a Justiça Eleitoral para resolver a pendência.
Atualmente, Mato Grosso possui 90,16% de cobertura biométrica, o que representa 249.197 eleitores cadastrados. Lançada em julho deste ano, a campanha Biometria 100%, estabeleceu a meta de alcançar 98% de cadastramento biométrico no Estado até o final de 2025.
Até o momento, nove municípios já atingiram ou ultrapassaram a meta: Araguainha, Ponte Branca, Vale de São Domingos, Planalto da Serra, Indiavaí, Ribeirãozinho, Torixoréu, Araguaiana e Alto Araguaia.
Por g1 MT.