segunda-feira, 5 fevereiro, 2024
Início Notícias Destaques MT teve o segundo melhor desempenho do país na geração de empregos...

MT teve o segundo melhor desempenho do país na geração de empregos em 2023

    Mato Grosso teve o segundo melhor desempenho do paísem relação à geração de vagas de empregos em 2023, com um acumulado de 620.164 contratações, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no final de janeiro.

    Sine Matriz registrou mais de 3 mil pedidos de carteiras de trabalho em Cuiabá — Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

    O estado fica atrás apenas do Distrito Federal, que teve saldo de 36.968 novas vagas de janeiro a dezembro do ano passado. Em 2022, Mato Grosso também foi o segundo estado do país que mais gerou oportunidades de emprego, ficando atrás do Amapá.

    Em relação a todo o ano de 2023, o setor que mais teve contratações foi o de serviços, com 17.286 novos contratados, seguido por indústria (7.839), comércio (7.077) e agropecuária, com 6.158 novos trabalhadores.

    O coordenador do Centro de Dados Econômicos, Vinicius Hideki, diz que a variação de empregos nos setores pode ser influenciada por mudanças na economia global, políticas governamentais, condições climáticas, flutuações nos preços de commodities e outros eventos específicos do setor.

    O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a industrialização da região Centro-Oeste combina com a forte presença da agricultura.

    “O Centro-Oeste vem combinando uma presença forte da agricultura e nesse momento a introdução da indústria, o que é bastante positivo. A região crescerá sua colaboração com o PIB brasileiro, quando olhamos estado por estado. ” diz

     

    Em relação ao mercado de trabalho destinado a pessoas com algum tipo de deficiência, o CAGED registrou crescimento no cenário nacional.

    Por g1 MT.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.