sexta-feira, 3 outubro, 2025
InícioNotíciasAgronegócioNas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Nas propriedades rurais, as abelhas simbolizam que o agro produz com responsabilidade

Símbolo da polinização, da biodiversidade e da sustentabilidade, as abelhas também possuem um espaço garantido nas propriedades rurais de Mato Grosso. Mais do que bem-vindas, elas são a prova de que a agricultura responsável cuida do que é essencial e que promove o equilíbrio ambiental. Associados, dos núcleos de Sorriso e Nova Mutum, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) abriram espaço para a instalação de apiários e as abelhas convivem lado a lado com a lavoura. Mais do que produzir mel, as abelhas simbolizam o compromisso e o equilíbrio entre a produção de alimentos e o meio ambiente.

Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT.

A presença das abelhas é como um termômetro da conservação. Foi através delas que o produtor do núcleo de Sorriso, Luimar Luiz Gemi, encontrou uma forma concreta de mostrar que o campo convive em harmonia com o meio ambiente. “A ideia surgiu quando ouvi acusações de que o agro polui, que desmata e até sobre a morte de abelhas em Sorriso, que depois foi comprovado ser causada por uma doença entre as próprias abelhas. Isso me incomodava. Então, abrimos as porteiras para os apicultores instalarem suas caixas nas nossas reservas legais. Hoje, temos produção de grãos, fibra e também abelhas na fazenda, mostrando que é possível produzir sem prejudicar a natureza”, conta Luimar.

As colmeias são posicionadas estratégicamente conforme a época do ano e a floração disponível. Durante os períodos de seca, por exemplo, ficam mais próximas das fontes de água. Tudo é feito com cuidado e respeito, e além da produção, a propriedade também se tornou espaço de aprendizado. “Recebemos alunos de escolas da região, mostramos como conduzimos nossa atividade. Queremos quebrar esse estigma de que o agricultor é inimigo do meio ambiente”, acrescenta.

Em Nova Mutum, o produtor Andrey Costa Beber compartilha uma experiência semelhante. Há cerca de cinco anos, um colaborador da fazenda, apaixonado pela apicultura, pediu permissão para instalar colmeias nas áreas de reserva. O pedido foi aceito e hoje existem mais de 40 caixas espalhadas pela propriedade. “As abelhas convivem muito bem com a lavoura. Temos caixas a menos de 100 metros de áreas cultivadas e elas seguem saudáveis, isso mostra que os defensivos agrícolas usados hoje, registrados e aplicados corretamente, não oferecem risco quando o manejo é bem feito”, afirma.

Para o produtor, a presença das abelhas é como um selo de sustentabilidade. “Elas são um termômetro do equilíbrio ambiental. Se estão ali saudáveis, é sinal de que estamos fazendo a coisa certa e além disso, geram uma renda extra para nosso colaborador que faz disso o seu negócio”, explica.

O que esses dois agricultores mostram é que o agro mato-grossense é parceiro da preservação. A integração entre agricultura e apicultura simboliza a visão do campo que produz com responsabilidade, respeita os ciclos da natureza, valoriza a vida e garante o alimento que chega à mesa. Neste 03 de outubro, Dia Nacional das Abelhas, a Aprosoja Mato Grosso reforça seu compromisso com a sustentabilidade e parabeniza todos os produtores que, como Luimar e Andrey, mostram na prática que é possível cultivar e colher preservando o solo, a água, a fauna e a flora.

Por Vitória Kehl Araujo | Aprosoja-MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.