terça-feira, 6 dezembro, 2022
Início Futilidade do Dia O que é o Paradoxo de Schrödinger? - Futilidade do dia

O que é o Paradoxo de Schrödinger? – Futilidade do dia

O paradoxo de Schrödinger é uma experiência mental que leva o nome de seu desenvolvedor, o físico austríaco Erwin Schrödinger, que a propôs pela primeira vez em 1935.

220px-Erwin_Schrödinger_(1933)
Erwin Schrödinger

A experiência é simples, mas acredite, ajudou a explicar a mecânica quântica. Como?

Schrödinger, propôs o exercício mental de imaginar um gato, junto com um frasco contendo veneno, que é posto em uma caixa lacrada, sem interferência externa e sem que se fosse possível visualizar seu interior. A mecânica quântica sugere que, depois de algum tempo, sem saber se o gato ingeriu o veneno ou não, o gato estará simultaneamente vivo e morto. Só seria possível saber o exato, quando fosse aberta a caixa para olhar seu interior. Schrodingers_cat.svg

O experimento mental serve para ilustrar a complexidade extrema da mecânica quântica, que vem a fornecer descrições precisas para muitos fenômenos da natureza previamente inexplicados, tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis de um elétron. Aplicação prática?

Enquanto todos aceitamos com facilidade a afirmação de que ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, a mecânica quântica diz, por exemplo, que uma partícula elementar pode estar em todos os lugares possíveis ao mesmo tempo.

Igual a experiência do gato; É impossível o animal estar vivo e morto ao mesmo tempo, mas pela teoria quântica, o gato estaria nos dois estados, enquanto a caixa permanecesse fechada.

Por OPioneiro com informações da SuperInteressante. Fotos: Wikipedia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.