CANARANA – Pesquisadores do Projeto Aldeia Sustentável fizeram a catalogação de aves das comunidades Xavante, em Mato Grosso. Já foram impressos três mil guias de bolso e distribuídos para as escolas indígenas de Canarana, a 838 km de Cuiabá.
O trabalho foi realizado na Aldeia Belém, na Terra Indígena Pimentel Barbosa.
Segundo os pesquisadores, o guia pretende ampliar o conhecimento sobre a avifauna da região e contribuir para a educação com informações sobre o conhecimento local acerca das aves silvestres. O projeto de impressão dos guias de bolso foi financiado pela Prefeitura de Canarana.
Ela destacou que o cerrado é o terceiro bioma em riqueza de aves em território nacional, com 856 espécies catalogadas.
Até o momento, já foram registradas para a área ao entorno da Aldeia Belém, 126 espécies de aves, isto representa 58% das aves já observadas em Canarana.
Cleide Arruda destaca que a pesquisa permitiu ampliar o conhecimento da avifauna (conjunto de aves na região) e mastofauna (conjunto de mamíferos) de médio e grande porte, suas interações com as plantas, vocalizações e os registros fotográficos que foram feitos.
O projeto foi acompanhado por quatro monitores indígenas, o que proporcionou troca de informações acerca das aves e seus ambientes.
Por g1 MT.