quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Notícias Destaques Pioneira de Canarana, morre Marta Dunck

Pioneira de Canarana, morre Marta Dunck

CANARANA – Na madrugada desta terça-feira (21.05), faleceu a pioneira de Canarana – MT, Marta Schönholzer Dunck, aos 90 anos. Ela deixa seu esposo, Augusto Dunck, 10 filhos, netos e bisnetos.

Filha de Germano Schönholzer, imigrante Suíço, e Maria Perius Zimmer, Marta nasceu em 27 de outubro de 1933 e foi batizada em dezembro de 1934, em Santa Rosa – RS, na Evangelical Lutheran Church (UAC). Casou-se em 15 de agosto de 1954.

Marta e Augusto chegaram na região que viria a se tornar Canarana em 11 de janeiro de 1973 vindo do Rio Grande do Sul juntamente com as primeiras famílias de migrantes. Sua primeira casa em meio ao cerrado matogrossense era feita com lona e folhas de coqueiro. Muitas famílias que chegaram a região nos anos seguintes, encontraram nos “Dunck” um ponto de refúgio até que se estabelecessem na nova cidade.

Marta, Augusto e seus filhos.

Muito ativa na OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) na Comunidade de Confissão Luterana em Canarana – MT, Marta, em uma de suas memórias assim escreveu sobre sua trajetória de vida e papel na história do município:

‘No início, as famílias reuniam-se para comentar principalmente sobre “a saudade do sul”, os problemas a serem enfrentados, as doenças que surgiam etc. Nos finais de semana nos reuníamos nas casas das famílias, tanto evangélicas como católicas, para ler a Bíblia, meditar, cantar muito. Isso nos ajudou profundamente a suportar a saudade e enfrentar o dia a dia.

{…} conversávamos sobre tudo o que estava acontecendo: a falta de alimentos, de medicamentos, dificuldades em lidar com as novas doenças até então desconhecidas, os atoleiros nas estradas recém-abertas, o clima diferente, a terra que não sabíamos como cultivar… A afirmação “Canarana, por lembrar Canaã, a terra prometida” foi também a nossa esperança de dias melhores, apesar de todas as adversidades.’

Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.