domingo, 2 outubro, 2022
Início Notícias Destaques Pioneiros se reencontram em Sessão Solene para comemorar 50 anos de colonização...

Pioneiros se reencontram em Sessão Solene para comemorar 50 anos de colonização de Canarana

CANARANA – Um momento que ficará para a história. Uma Sessão Solene, realizada na noite de quarta-feira (10), na Câmara Municipal, comemorou os 50 anos da chegada das primeiras famílias onde seria construída a cidade de Canarana-MT.

Pioneiros e descendentes, juntamente com autoridades, na Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de colonização de Canarana; Foto – Cláudia e Eder Irber.

Mais da metade das 80 primeiras famílias de colonizadores estiveram presentes no evento, ou com os próprios pioneiros ou com seus descendentes. Dona Gertrudes Schwantes, esposa de Norberto, veio de Brasília, onde reside, juntamente com familiares para participar da sessão.

Dona Gertrudes Schwantes; Foto – Cláudia e Eder Irber.

O prefeito Fábio Faria, vice-prefeito Vilson Biguelini e os vereadores usaram a palavra e enalteceram o legado dos pioneiros, que construíram no meio do cerrado aquela que é hoje uma cidade modelo e produtora de alimento para o mundo.

LEIA MAIS – Canarana completa 50 anos da chegada dos pioneiros

Também destacaram que famílias que residiam em fazendas da região antes da chegada dos colonizadores, ou mesmo aqueles que vieram depois e que somaram ao trabalho que foi vencer desafios numa terra sem qualquer infraestrutura ou serviços básicos.

Dona Edelgard Geib Gnadt, que era integrante da primeira família a chegar aqui, representou os pioneiros na fala. Entre tantas histórias, contou que foi com a trena de costura da mãe dela, que foram medidos os metros para saber qual seria a largura das avenidas da futura cidade, que são hoje um marco de Canarana.

Na oportunidade, os vereadores entregaram para a Fundação Pró-memória uma placa em homenagem a todos os pioneiros pelos 50 anos de colonização. A Prefeitura Municipal também exibiu um vídeo que foi produzido para a data. O evento também contou com apresentações da Banda Municipal Atila Rodrigues Falcão.

Entrega de placa comemorativa do cinquentenário para a Fundação Pró-memória; Foto – Cláudia e Eder Irber.

Passados 50 anos com muita maestria, Canarana agora ruma ao centenário com a esperança de ser uma terra ainda maior e melhor para todas as famílias que aqui vivem.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.