quarta-feira, 1 maio, 2024
23.5 C
Canarana
Início Notícias Destaques Ponte sobre o Rio das Mortes muda realidade do Araguaia: “Melhorou 1.000%”,...

Ponte sobre o Rio das Mortes muda realidade do Araguaia: “Melhorou 1.000%”, afirma morador de Nova Nazaré

NOVA NAZARÉ – O fazendeiro Carlos Alberto de Morais se lembra da data em que fixou residência na região de Nova Nazaré: 15 de maio de 1986. Na época, Nova Nazaré ainda não era um município e a população enfrentava grandes dificuldades logísticas, com estradas precárias.

Ponte sobre o Rio das Mortes muda realidade no Araguaia; Foto – Christiano Antonucci/Secom-MT.

“Quando eu vim para Nova Nazaré era estrada de chão, tinha época em que atolava até dez caminhões dentro da cidade. Hoje não, hoje mudou bastante. Graças a Deus e ao governo, que ajudou muito”, afirma o fazendeiro.

A realidade da região mudou de vez com a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio das Mortes. Com 483 metros de extensão, essa é atualmente a maior ponte de Mato Grosso (outras três maiores estão em construção). O Estado investiu R$ 56,7 milhões nessa obra, entregue em setembro de 2022.

A chegada da ponte aposentou duas balsas que antes eram necessárias para atravessar o rio, que fica no meio do caminho entre Nova Nazaré e Cocalinho. “A partir da construção da ponte isso aqui melhorou, não foi 100% não, foi 1.000%”, opina Carlos Alberto.

“Com essa balsa era complicado demais, muitas filas. Os motoristas passavam vários dias aqui, alguns talvez passavam fome. Mas o governo concluiu a ponte e graças a Deus hoje a gente tem essa maravilha aí, para ir e vir”, observa.

As duas balsas que operavam no Rio das Mortes transportavam não mais do que dois caminhões por vez. A espera para fazer a travessia por vezes superava os dois dias. Agora, dura poucos segundos. “Ficou um pulo”, constata o caminhoneiro Francinaldo Alves Pessoa.

Antes isolado pelo rio, o município de Cocalinho é um dos grandes produtores de calcário do Estado. Por isso, recebia um grande fluxo de caminhões em busca desse elemento fundamental para a agricultura. Mas a ponte não beneficia apenas os caminhoneiros. Toda a população sente as melhorias.

Ponte sobre o rio das Mortes; Imagem – Reprodução.

“Não que a balsa não tenha nos servido, mas agora está muito melhor”, opina a comerciante Celia Amorim Souza. Ela lembra das longas filas, da agonia com pacientes que precisavam passar com ambulâncias.

Dona de uma lanchonete na MT-326, estrada que liga Cocalinho até Nova Nazaré, ela observa o aumento no fluxo de pessoas e planeja expandir seu estabelecimento.

“Para mim que sou comerciante, mudou bastante, melhorou muito, as vendas ficaram ainda melhores. Eu tenho que aprimorar, melhorar mais porque aumentou a clientela. Antes era mais só de caminhoneiros, mas agora tenho a clientela de fazendeiros, de turistas, enfim, só veio melhorias com a construção da ponte”, constata.

A chegada de turistas também é observada pelo comerciante João Gleiso Ribeiro. Situada na beira do Rio Araguaia, Cocalinho faz parte da Temporada de praias da região. “Com a ponte se tornou mais rápido o pessoal vir para cá, para a beira do rio. No meu comércio, eu quero fazer uma modificação, ampliar para atrair os turistas”, afirma.

Por Guilherme Blatt | Sinfra-MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.