quinta-feira, 23 maio, 2024
21.2 C
Canarana
Início Notícias Destaques Primeiro dia do Dinetec 2024 aponta melhorias para a próxima safra

Primeiro dia do Dinetec 2024 aponta melhorias para a próxima safra

A décima edição do Dinetec (Dia de Negócios e Tecnologias) iniciou nesta quarta-feira (10/01). A feira abre o calendário nacional de eventos do agronegócio e movimenta todos os setores econômicos da região. Mais uma vez o Dinetec oferece novas oportunidades e bons negócios para os produtores rurais. Realizado na Área Experimental da Meta Consultoria Agrícola, no KM 07 da MT-326 em Canarana/MT, estará aberto ao público até sexta-feira (12), das 7h às 18h.

Foto: Vitória Kehl

Com o encurtamento do ciclo de diversas culturas, ocasionado pelo estresse hídrico, muitos produtores de Mato Grosso iniciaram a colheita antes do previsto e em algumas lavouras foi feito o replantio. Apesar dos prejuízos gerados pela seca decorrente da passagem do El Niño nos últimos meses, com a estabilização do clima e as chuvas das últimas semanas, o cenário de negócios e produtividade das lavouras devem melhorar neste ano que se inicia. O clima atípico vivenciado foi lembrado no primeiro dia do Dinetec 2024. 

 

Logo pela manhã, durante a abertura oficial na área central do evento, o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas da Costa Beber, destacou os desafios enfrentados no plantio desta safra. “É um ano de muitos desafios. A gente sabe que tivemos a falta de chuva e consequente a queda da produtividade. Em um mesmo município nós temos um produtor que vai colher bem e outros que vão colher muito mal. Por isso é importante que os produtores façam laudos agronômicos e tentem negociar antes, pois são passos que vão ajudar na renegociação”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Canarana, Rafael Govari, salientou que hoje o grande desafio é aumentar a produtividade de uma área que o produtor já possui. “Nós temos condições de aumentar nossa área produtiva, mas isso tem um limite. Por isso é preciso pensar em alternativas para aumentar a produtividade das áreas existentes, por meio do Dinetec – que concentra grande parte das tecnologias e inovações que o mercado oferece para os produtores rurais -, e com polos de irrigação, para garantir a 1ª e 2ª safra, e também possibilitar uma 3ª safra”, destaca.

Este cenário levou a vinda da Bauer do Brasil para sua primeira participação no Dinetec, que viu uma oportunidade de acessar a região do Vale do Araguaia, em conjunto com a Do Campo – sua nova concessionária. “É momento de apresentarmos as nossas soluções de irrigação que não são somente um incremento de produtividade, mas também a segurança de que o produtor terá água na quantidade e na hora certo”, explica Jean Palomo, coordenador de desenvolvimento de mercado da Bauer do Brasil. Com o comando e acionamento remoto, pelo computador ou celular, facilita também o gerenciamento completo do consumo da lavoura irrigada. Além disso, possui sistema antifurto que identifica, por exemplo, o rompimento de um sistema elétrico.

Com mais de 130 estandes e 450 marcas participantes, neste primeiro dia de evento, os produtores rurais já começaram a aproveitar as oportunidades de negócios para aquisição de novos animais, máquinas agrícolas, drones pulverizadores, crédito rural, cultivos, sementes, biofertilizantes, aviões agrícolas e muito mais. A esperança é que as lavouras alcancem maior produtividade na safrinha ou com a oportunidade da 3ª safra.

 

Participante desde 2021, o Sicoob Primavera comemora quatro anos como parceiro do Dinetec. Prezando também pelo princípio cooperativo de interesse pela comunidade, o Sicoob Primavera valoriza o evento responsável por fomentar a movimentação e odesenvolvimento econômico e social que gira em torno da região em que é realizado. Além das modalidades de crédito, a cooperativa oferece atendimento personalizado para atender o associado. “Apesar de ser uma feira voltada para o agronegócio, isso acaba beneficiando diretamente toda a cidade, promovendo um crescimento que é muito importante para toda a população local”, acrescenta Edson Dapper, presidente do Sicoob Primavera.

 

Por Vitória Kehl Araujo, para o OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.