CANARANA – Mesmo com chuva e o tempo nublado, o primeiro dia da 11ª edição do Dia de Negócios e Tecnologias (Dinetec), organizado pela Meta Consultoria Agrícola, atraiu autoridades e centenas de visitantes de todo o país. A manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, começou movimentada com a chegada do vice-governador Otaviano Pivetta, que elogiou o crescimento produtivo de Canarana, que leva o título de capital mundial do gergelim, e reforça a importância do evento para o desenvolvimento de todo o Vale do Araguaia.
Durante a abertura oficial, Pivetta destacou o setor produtivo como força motriz do desenvolvimento. “Nós já somos o maior produtor de etanol de milho do Brasil, da América Latina. Seremos, sem dúvida nenhuma, o maior produtor tanto de energia renovável quanto de proteína, que é a energia do ser humano. Então, nós somos vocacionados, a ser um estado de base da sustentação da humanidade”, afirmou.
Segundo Rodrigo Piccinini, sócio-fundador da Meta Consultoria Agrícola e diretor do Grupo AGS, a feira tem se destacado como uma oportunidade para troca de informações que agregam ao produtor e à imagem dele na comunidade. “O Dinetec é um momento da gente se unir, de trocar informações e difundir a verdade sobre o agronegócio, que muitas vezes tem inverdades veiculadas na mídia e que acabam atrapalhando o produtor rural”, disse.
O prefeito de Canarana, Vilson Biguelini, parabenizou a organização pelas inovações trazidas e que torna o evento uma vitrine para o município. “A equipe da Meta vem se superando a cada ano, fazendo cada vez melhor e maior esse grande evento chamado Dinetec, que hoje é reconhecido não só em Mato Grosso, mas no Brasil e no mundo afora”, enfatiza.
Após a abertura, em reunião com o prefeito municipal e representantes do Sindicato Rural de Canarana e da Aprosoja MT, o vice-governador Otaviano Pivetta se comprometeu em contribuir no projeto de asfaltamento da MT-427, de Canarana a Gaúcha do Norte, e ouviu outras demandas do município, como o pedido para redução de cinco para quatro praças de pedágio da MT-020 que liga Canarana a Paranatinga.
O vice-presidente leste da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Diego Dallasta, reforçou a necessidade da pavimentação da MT-427, projeto que vem sendo liderado pela entidade e alinhado em conjunto com os prefeitos de Canarana e Gaúcha do Norte, e que busca apoio do Governo de Mato Grosso. “No início do mês a gente se reuniu com os produtores para viabilizar o projeto. Uma região pujante como a nossa, capital mundial do gergelim e que possui mais de 800 mil hectares de soja no raio de 200 quilômetros, nós temos que ter ligação asfáltica entre esses dois municípios”, reforça Dallasta.
Para Júnior Balestreri, sócio-proprietário da Arbaza, o evento tem contribuído cada vez mais para mudar a representatividade do Vale do Araguaia. A região que antes era conhecida como “Vale dos Esquecidos”, hoje desponta em inovação e volume de produção, o que promove o desenvolvimento de todos os setores da economia.
“Nos últimos cinco anos, tivemos uma expansão significativa. Estamos comprometidos em trazer tecnologias e soluções que a Ásia, a Índia e outros mercados internacionais já utilizam, com o objetivo de atrair esses investimentos para o Brasil. Isso vai gerar crescimento econômico, aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) e, acima de tudo, colocar mais dinheiro no bolso do produtor”, conclui.
Realizado na Área Experimental da Meta Consultoria Agrícola, no KM 07 da MT-326 em Canarana/MT, o evento estará aberto ao público até sexta-feira (17), das 7h às 18h.
Por OPioneiro.