quinta-feira, 23 maio, 2024
21.2 C
Canarana
Início Notícias Destaques Projeto para construir nova ponte entre GO a MT é aprovado pela...

Projeto para construir nova ponte entre GO a MT é aprovado pela ANTT

O projeto executivo que visa construir uma ponte sobre o Rio Araguaia e que deve conectar o estado de Goiás ao Leste de Mato Grosso, na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), foi aprovado nessa terça-feira (30), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento foi aprovado por unanimidade durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir) da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer).

A agência informou que, para o projeto ser aprovado, uma análise foi feita de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução ANTT, com o objetivo de verificar se o projeto apresentado pela Vale estava correto, tanto em termos de formato quanto em mérito. De acordo com o Governo Federal, a ponte deve atravessar o Rio Araguaia, na divisa entre os estados nos municípios de Aruanã (GO) e Cocalinho, a 765 km de Cuiabá.

A ponte

O projeto é considerado um “marco expressivo” das obrigações de construção dessa seção da ferrovia, segundo a Agência de Transportes, já que a ponte é feita especialmente para trens, com cerca de 1,6 mil metros de comprimento.

Consta no documento de construção, que a ponte tem uma parte principal com uma estrutura que se estende em segmentos sucessivos, incluindo um vão central de 140 metros para permitir a passagem de barcos, e mais 40 segmentos ao redor desse centro.

Sobre a FICO

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é uma grande aposta para transportar cargas no Brasil, conectando as regiões produtivas do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e aos portos importantes de Santos (SP) e São Luís (MA). De acordo com a ANTT, a iniciativa vai promover integração nacional e desenvolver a economia do Brasil.

O Governo Federal disse que a obra para ligar a FICO à Ferrovia Norte-Sul, que já está em funcionamento em Mara Rosa (GO), está progredindo bem e logo os trilhos poderão ser instalados, facilitando o transporte de materiais para continuar as obras de forma mais eficiente. Além disso, as obras de infraestrutura, entre os km 80 e 104, perto de Santa Terezinha de Goiás, estão em andamento.

Por G1-MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.