QUERÊNCIA – A balsa que interliga o município de Querência a Espigão do Leste, distrito de São Félix do Araguaia, no rio Suiá, já está operando desde o início deste mês de julho.
A balsa pertence à empresa Transportes Fluviais Salazar, que já atua há cerca de 40 anos na região. A ativação do serviço estava previsto para o final do ano passado, mas por motivos de força maior, acabou atrasando.
LEIA MAIS – Ponte de concreto sobre o Rio das Mortes será a maior do MT
A balsa interliga agora as rodovias estaduais 109 e 110, separadas pelo Rio Suiá. Com a instalação desse serviço de transporte fluvial, o escoamento da safra será favorecido, uma vez que se reduz o trajeto e, consequentemente, os custos com o transporte.
A ligação entre as duas localidades acontece por estradas vicinais paralelas à BR-158, região de fazendas e grande produção agrícola.
A balsa, que tem capacidade para transportar até 200 toneladas, atracará nas dependências da Fazenda Santa Cruz (Agroplan).
Agora, os motoristas que carregarem grãos no município poderão fazer a travessia do Rio Suiá via balsa e seguir em direção aos baianos, como é mais conhecido povoado de Espigão do Leste e, de lá, para Colinas, no Tocantins, onde há recepção da soja no terminal ferroviário Norte-Sul.
Por Michele Soares/Notícias Interativa.