sexta-feira, 12 agosto, 2022
Início Futilidade do Dia Você sabe qual estado é o maior produtor de uva? Futilidade do...

Você sabe qual estado é o maior produtor de uva? Futilidade do Dia

A uva está presente em diversos estados brasileiros e se constitui numa atividade geradora de emprego e renda, proporcionando sustentabilidade à pequena propriedade de agricultura familiar.

O maior produtor de uva do Brasil é o estado do Rio Grande do Sul. Nesse estado a principal região produtora é a Serra Gaúcha onde a viticultura é desenvolvida em pequenas propriedades, que possuem 15 ha de área, em média, sendo destes 40% a 60% de área útil e cerca de 2,5 ha de vinhedos. Devido a topografia acidentada são pouco mecanizadas, predominando o uso da mão de obra familiar. Cada propriedade dispõe em média de 4 pessoas.

Em Santa Catarina, a região de maior expressão é a do Vale do Rio do Peixe, que apresenta grande similaridade com a da Serra Gaúcha em relação à estrutura fundiária, topografia e tipo de exploração vitícola. A área média das propriedades dessa região é de aproximadamente 30 ha, sendo destes 2,14 ha com vinhedos. São propriedades com áreas acidentadas, nem sempre aproveitáveis integralmente para a agricultura.

Do total de uvas produzidas no país, cerca de 50% se destina ao processamento para elaboração de sucos, vinhos, espumantes e outros derivados. O Rio Grande do Sul destina quase a totalidade de sua produção ao processamento e é responsável por mais de 90% da produção nacional de suco, vinhos, espumantes e derivados.

Cultivo no Mato Grosso

Dados do IBGE mostram que 35, dos 141 municípios de Mato Grosso, possuem produção comercial de uva, demonstrando que a vitivinicultura está espalhada por diferentes regiões do Estado, embora a produção seja pequena e esteja longe de atender à demanda do mercado local por uvas de mesa e para produção de suco.

Canarana 

O maior produtor de uva do Brasil é o estado do Rio Grande do Sul. Nesse estado a principal região produtora é a Serra Gaúcha.
Produção de uva em Canarana; Foto – OP.

Um produtor rural de Canarana – MT resolveu apostar no cultivo de uva, investir em ensaios de variedades e, nas primeiras semanas de agosto de 2020, já vai comercializar a primeira safra da fruta.

São mais de 250 pés de uva, de oito variedades diferentes, que vêm sendo testadas pelo produtor Geovani Fiorentin (24), na propriedade da família. A cultura não é inédita no município, mas o cultivo está ganhando destaque, principalmente porque vários ensaios com diferentes culturas estão sendo realizados na propriedade, analisando o período ideal para adubação e poda das plantas.

Leia mais clicando aqui.

Por OPioneiro, com informações da Embrapa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.