CANARANA – Foi apresentado para alunos e professores da Emeb Monteiro Lobato nesta tarde de quinta-feira (11), o projeto ROC (Reciclando Óleo de Cozinha), desenvolvido pelo Sicoob e pela Secretaria de Educação e Cultura de Canarana (Semec).
Dentro do projeto foi produzida uma cartilha que explica o passo a passo sobre a separação e a coleta do óleo de cozinha usado, tendo como ponto de recebimento as unidades escolares municipais. Além da importância ambiental, a ação trará retorno financeiro aos alunos.
O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Quando eliminado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Assim, depois de utilizado, causará prejuízos para o meio ambiente, mas se descartado devidamente, além de evitar danos para a natureza, pode se transformar em economia e receita extra.
As escolas serão responsáveis pelo recebimento e armazenamento do óleo em recipiente fornecido pela empresa parceira, e também responsáveis pelo repasse do valor aos alunos. O óleo coletado é transformado em biocombustível e tintas.
Por OPioneiro.