quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Futilidade do Dia Você sabe como surgiu o chocolate? - Futilidade do dia

Você sabe como surgiu o chocolate? – Futilidade do dia

O chocolate é produzido a partir do cacau, que é nativo do México, América Central e Sul. Acredita-se que eles começaram a serem cultivados em 1.250 a.C. Antigamente, os astecas apreciavam tanto o cacau, que ele era utilizado como moeda de troca e consumido inicialmente no chocolate quente (que não era exatamente como conhecemos hoje, pois não continha leite).

Ao contrário do nome, o chocolate branco “não” é chocolate. Isso é devido ao processo de fabricação. Quando o cacau é prensado, ele se divide em massa de cacau (parte sólida) e gordura (manteiga de cacau). Assim, com a parte sólida, é feito o que chamamos de chocolate preto e a gordura é processada para produção do chocolate branco, que consiste em gordura, leite e açúcar.

Chocolate
Foto: Blog Nova Safra.

O chocolate ao leite foi criado na Suíça em 1875, sendo o leite condensado o ingrediente responsável pela seu surgimento. Já, o popular chocolate em barra, surgiu na Inglaterra em 1849. Por mais que deixe muitas pessoas felizes, o cacau possui uma substância chamada Teobromina que pode ser fatal para cães e gatos. Assim, quanto mais concentrado de cacau for o chocolate, mais tóxico se torna para esses animais, que não conseguem processar direito essa substância no organismo.

Atualmente, a maior parte do cacau é produzido na Costa do Marfim (África). Apesar das árvores de cacau conseguirem viver por 200 anos, elas só produzem durante 25 anos.

Fonte: Mercado do Cacau; Dani Noce; e, Terra.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.