quarta-feira, 17 junho, 2026
InícioNotíciasDestaquesXavantes criticam Governo Federal, Funai e Infra por falta de diálogo no...

Xavantes criticam Governo Federal, Funai e Infra por falta de diálogo no caso da FICO

CANARANA – Lideranças xavantes da Terra Indígena Pimentel Barbosa manifestaram insatisfação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Governo Federal e a Infra S.A., estatal responsável pelo projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), durante reunião realizada na terça-feira (16) na Aldeia Paraíso, em Canarana. Os indígenas reclamam da falta de apoio logístico para participação nas negociações e da demora no atendimento de reivindicações consideradas fundamentais para o avanço do acordo que poderá autorizar as obras do trecho ferroviário entre Cocalinho e Água Boa.

Reunião entre lideranças Xavante discute a ferrovia FICO – Imagem Notícias Interativa.

O encontro teve como pauta a apresentação dos primeiros resultados das negociações relacionadas ao componente indígena do licenciamento da FICO. A empresa MRS Ambiental, contratada para auxiliar na condução dos estudos e na construção do acordo, apresentou às lideranças um esboço das propostas discutidas em reuniões anteriores.

Caciques se manifestaram na abertura do encontro

O cacique Jurandir declarou que ainda não aconteceram as reuniões internas dos xavantes e criticou a falta de agilidade por parte do Governo para discutir o tema. Salientou também que os xavantes ainda precisam discutir detalhadamente o assunto para então firmar o acordo sobre o empreendimento.

Jurandir também declarou que no plano consta que as mulheres e os jovens xavantes também precisam ser ouvidos, mas estes nem tem condições de se reunirem por falta de apoio.

LEIA MAIS – Ministro diz que ferrovia chegará em Água Boa em 2031

O cacique Cipassé criticou o Governo Federal que até agora tem falhado com a comunidade Xavante e, por isso, as negociações não avançaram. Segundo ele, não veio nem ajuda para o deslocamento das lideranças ao local do encontro. Também afirmou que a liderança da FUNAI não está presente, deixando os indígenas órfãos nas negociações.

O cacique Supitó ressaltou que o Governo Federal não cumpriu seu papel com a Terra Indígena Pimentel Barbosa. Ele disse que estava inclinado a não mais participar das negociações. Todos disseram que são a favor da Ferrovia de Integração Centro Oeste e da BR-080, porém, exigem o atendimento de reivindicações em favor dos xavantes.

Já o cacique Zezinho Tsetetó também se manifestou descontente com o jogo de empurra-empurra feito pelo Governo Federal. Para ele, não foi demonstrado interesse por parte do empreendimento em negociar com os xavantes. “Nem combustível foi repassado para o deslocamento das lideranças até o local do encontro de hoje”, disse ele.

Algumas aldeias estão a mais de 100 quilômetros de distância e nem todos tem veículo para esse deslocamento. Luis Alberto pediu desculpas pela falha cometida. Ele afirmou que na próxima reunião, vai providenciar em transporte para as lideranças. O líder da MRS Ambiental também declarou que esse projeto de licenciamento foi um dos mais rápidos que já assistiu.

Wedezé (Remanso) e Tsoropré em debate

Já os caciques xavantes voltaram a reivindicar um território Wedezé da Remanso do Rio das Mortes, na tentativa de incluir essa situação no novo acordo. Outros caciques confidenciaram à reportagem que Tsoropré também precisa entrar nas negociações prevendo o asfaltamento da BR-080 em Ribeirão Cascalheira. Zezinho deixou claro que tudo se trata de negociar com os fazendeiros da região para chegar a um acordo.

Francisco Magalhães, o Chico da Funai, reconheceu que os xavantes reclamam de falta de atenção por parte do Governo em relação à construção da Ferrovia de Integração Centro Oeste.

Para ele, a FUNAI e a Infra estão mantendo diálogo com as comunidades. “A MSR Ambiental está presente para preparar as bases do acordo”, salientou ele.

Chico informou que a Defensoria Pública Federal e Ministério Público Federal deverão participar do próximo encontro em agosto, justamente para confirmar a liberação dos primeiros pontos já acertados com a população Xavante. Ele também confirmou que outras reuniões já aconteceram no sentido de ouvir a opinião da nação Xavante.

Novo encontro em agosto

Outra reunião será dia 11 de agosto em rodada dupla de negociação entre as partes. A reportagem da Rádio Interativa foi convidada pelos líderes xavantes a participar do encontro. O componente indígena é a última etapa para a autorização plena da Ferrovia de Integração Centro Oeste. Houve uma proposta para fazer a reunião dia 15 de agosto.

Por Inácio Roberto/Notícias Interativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.