CANARANA – A IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), primeira comunidade religiosa em Canarana – MT receberá, na noite desta quarta-feira (17.07) homenagem da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos de fundação e 52 anos de presença no município em Sessão Solene.
A história de Canarana e da IECLB no município por muitos momentos se confunde. Foi através de um projeto de colonização idealizado pelo Pastor Luterano Norberto Schwantes, que os Pioneiros vieram para a região que viria a se tornar Canarana. O próprio nome da cidade, além de ser o nome de um capim, foi escolhido por lembrar Canaã, a terra prometida, dando ênfase no papel que a migração tinha para os migrantes oriundos da região sul que, acima de tudo, tinham a fé como motor de sua jornada.
As famílias dos pioneiros, muitas delas luteranas, quando se estabeleceram, a partir de julho de 1972 e por alguns anos seguintes, reuniam-se primeiramente com outras confessionalidades e, juntas, professavam sua fé em encontros em suas residências. Em 1º de julho de 1974, foi fundada a Comunidade Evangélica de Canarana, com um presbitério provisório para organização dos trabalhos que se seguiram – a edificação de local para cultos e reuniões.
Com a ajuda financeira do Fundo Rotativo da IECLB e dos membros, a Comunidade construiu o primeiro Centro Comunitário e, em 25 de julho de 1976, nele realizou a primeira festa do Festa do Colono e do Motorista, a festa mais antiga do município, que pelos primeiros anos foi organizada em parceria com a Comunidade Católica.
Os atendimentos pastorais da IECLB também se estendiam às famílias em fazendas, nas localidades de Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Posto do Vau, Projeto Tanguro, Gaúcha do Norte e mais tarde em Querência, locais que foram sendo constituídos a partir do processo de ocupação na região.
As primeiras tratativas para a construção do templo da igreja começaram no ano de 1985 e, em 27 de julho daquele ano, foi lançada a pedra fundamental. A obra se deu entre os anos de 1986 e 1998, sendo dividida em etapas. A inauguração ocorreu na Festa do Colono e do Motorista de 1998.
Desde o início da comunidade luterana em Canarana, a OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) grupo de senhoras de confissão luterana, também fez história, com um papel social e espiritual dentro do município, sendo muito ativo, mensalmente fazendo as famosas Cucas da Oase.
Hoje, a IECLB em Canarana, conhecida por toda a cidade como “a igreja do sino”, lembra em cada badalar mais um dia que começa e finda e, com ele, mais um capítulo dessa história que, na noite desta quarta-feira, relembra e celebra mais de meio século.
Por OPioneiro.