segunda-feira, 8 dezembro, 2025
InícioNotíciasDestaquesPolícia apreende pássaros silvestres mantidos ilegalmente em residência de Canarana

Polícia apreende pássaros silvestres mantidos ilegalmente em residência de Canarana

CANARANA – A Polícia Militar de Canarana apreendeu pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular durante o atendimento de uma ocorrência no município, na noite de domingo (07).

Pássaros apreendidos em Canarana; Imagem – Reprodução.

Conforme informações do boletim, a equipe da PM foi acionada inicialmente para atender uma situação de perturbação do sossego em uma residência localizada no município. Ao chegar ao local, as partes envolvidas já haviam entrado em acordo verbal. No entanto, durante a permanência da guarnição no endereço, os policiais visualizaram aves silvestres mantidas em gaiolas.

Ao ser questionado, o responsável informou não possuir documentação nem anilhas de identificação dos pássaros, admitindo ainda que os animais haviam sido capturados no perímetro urbano da cidade. No local, foram encontrados 11 pássaros silvestres, sendo um da espécie conhecida popularmente como “bigodinho” e dez “papa-capim”.

Além das aves, a Polícia Militar apreendeu 21 gaiolas e duas armadilhas utilizadas para captura de pássaros. Diante da situação, foi dada voz de prisão pelo crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que trata da captura, manutenção e utilização irregular de animais da fauna silvestre.

O suspeito, juntamente com os pássaros e todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Canarana para as providências cabíveis. Segundo a PM, não houve necessidade do uso de algemas, e o conduzido foi apresentado sem lesões corporais.

A Polícia Militar reforça que a criação e a captura de animais silvestres sem autorização configuram crime ambiental e orienta a população a denunciar práticas ilegais envolvendo a fauna.

Da Redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.