CANARANA – Na busca do alcance dos objetivos e metas da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, a atual gestão, juntamente com a equipe técnica e administrativa do Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu (Dsei Xingu/Sesai-MS), após alguns anos, realizou uma aquisição de Materiais Permanentes Hospitalares (MPH), Materiais Médico Hospitalares (MMH) e Rouparias.
Entre os materiais e equipamentos, em sua grande maioria que não vinham sendo adquiridos desde 2014, estão camas, balanças, macas, armários, lençóis, fronhas, toalhas, travesseiros, entre outros, destinados aos Polos Bases e Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), das aldeias do Território Indígena do Xingu (TIX), além da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Sinop, Gaúcha do Norte, Querência e Canarana, todas no Mato Grosso.
LEIA MAIS – Caminhão da PM chega a Canarana e entrega 250 cestas básicas para indígenas do Xingu
Enfrentamento ao Covid-19
O Dsei Xingu também vem fazendo enfrentamento ao Covid-19, com aquisição de materiais, tendo apoio de diversos parceiros, como ATIX, ISA, Projeto Xingu, SPDM, Funai, entre outros. Entre os materiais adquiridos, estão medicamentos, EPIs e produtos de higiene, que visam combater a disseminação do vírus nas aldeias do Território Indígena do Xingu.
Saúde Pública
Conforme o coordenador do Dsei Xingu – Daniel Passos, “a saúde pública, na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde/doença, controlando a incidência de doenças nas populações, através de ações de vigilância e intervenções governamentais”, conclui.
Por OPioneiro.