Com o aumento de viagens aéreas após a primeira Guerra Mundial, no início da década de 1920 foi construída a primeira torre de controle de aviões no aeroporto localizado em Croydon (Londres, Inglaterra). Em fevereiro de 2020, a primeira torre de controle da história completou 100 anos. Entretanto, ela parou de funcionar em 1959 e tornou-se museu em 2000.
As torres de controle são importantes para regular o tráfego aéreo e realizar redirecionamento das rotas quando ocorre algum mau tempo. No início, não se tinha ideia de como deveria funcionar essa torre de controle, então foram feitos vários testes e implementação de ideias que possibilitaram que aeroportos e aeródromos realizassem vôos comerciais com segurança.
Com o aumento da demanda por vôos comerciais, foi criada a Comissão de Navegação Aérea Internacional no final da década de 1920, que estabeleceu que os principais aeroportos deveriam enviar e receber boletins meteorológicos. Através desses dados, os primeiros controladores trabalharam junto aos operadores de rádio para passar as informações via rádio ou com utilização de bandeiras e luzes.
Para descobrirem a localização do avião, todas as vezes que a aeronave fazia uma transmissão de rádio, permitia aos controladores rastrearem a origem do sinal. Em 1923 uma segunda torre foi instalada em Croydon e a última em 1929.
Mayday
A palavra Mayday, foi definida por um dos primeiros controladores da Torre de Croydon, Fred Stanley Mockford. A palavra foi inspirada na expressão francesa m’aider (ajudar-me) e aceita em 1927 como padrão internacional.
Fonte: BBC News Brasil.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.