A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves estará aberta no seu horário normal a partir da próxima segunda-feira (16/11) em Canarana/MT. A biblioteca estava somente com atividades on-line, mas em outubro retomou o atendimento presencial parcial.
Desde abril, às agentes de biblioteca, interagiram com os leitores de forma remota, “através da contação de histórias, vídeos informativos e indicações de livros para uma leitura de qualidade”, explica a Assessora Cultural de Canarana, Renata Reyes. Agora, apesar da pandemia ainda não ter acabado, a biblioteca passará a funcionar em tempo integral apenas para locação e devolução de livros. Sendo o horário de atendimento no período matutino (07h às 11h), vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 19h30).
Antes de reabrir a biblioteca, foi feito uma reavaliação sobre o foco do Covid-19 no município. Conforme Renata, a bibliotecária do Estado, Waldinéia Almeida, sempre segue a tabela de índices de como está o covid-19 nos municípios do Estado de Mato Grosso, visando dessa forma a segurança de todos os envolvidos. Com isso, durante uma visita técnica da bibliotecária, foi realizada uma capacitação para a equipe local, entregue um acervo com obras mato-grossenses, de literatura brasileira contemporânea e obras religiosas.
Locação de livros
Para que os leitores tenham acesso à locação de livros, é necessário que ele compareça na Biblioteca Municipal, com uma foto 3×4 e os dados pessoais para fazer a aquisição de um passaporte de leitura. Leitores com menos de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a realização do cadastro.
Devolução
A biblioteca agora dispõe de um Sistema de Informação, onde está sendo realizado o cadastramento dos livros. Contudo, muitos livros locados antes da pandemia ainda não foram devolvidos. Como durante muito tempo as atividades foram on-line, os leitores podem se dirigir até a Biblioteca Municipal para fazer a devolução. Pensando nisso, os horários de atendimentos foram definidos para poder atender a todos os leitores. A biblioteca foi adaptada com todas as medidas de segurança contra o Covid-19 e a equipe foi submetida a um treinamento prévio com as colaboradoras da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Bruna e Tatiana, sobre o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Doações
Durante esse período de pandemia, a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves não receberá doações de livros, dado o “grande índice de infecção encontrado no papel, sendo necessário uma desinfecção de até 9 dias em espaço adaptado para esse fim”, complementa Renata.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.