quinta-feira, 23 maio, 2024
21.2 C
Canarana
Início Notícias Destaques Biblioteca de Canarana/MT retoma atendimento em tempo integral a partir de segunda...

Biblioteca de Canarana/MT retoma atendimento em tempo integral a partir de segunda (16)

A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves estará aberta no seu horário normal a partir da próxima segunda-feira (16/11) em Canarana/MT. A biblioteca estava somente com atividades on-line, mas em outubro retomou o atendimento presencial parcial.

Desde abril, às agentes de biblioteca, interagiram com os leitores de forma remota, “através da contação de histórias, vídeos informativos e indicações de livros para uma leitura de qualidade”, explica a Assessora Cultural de Canarana, Renata Reyes. Agora, apesar da pandemia ainda não ter acabado, a biblioteca passará a funcionar em tempo integral apenas para locação e devolução de livros. Sendo o horário de atendimento no período matutino (07h às 11h), vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 19h30).

Antes de reabrir a biblioteca, foi feito uma reavaliação sobre o foco do Covid-19 no município. Conforme Renata, a bibliotecária do Estado, Waldinéia Almeida, sempre segue a tabela de índices de como está o covid-19 nos municípios do Estado de Mato Grosso, visando dessa forma a segurança de todos os envolvidos. Com isso, durante uma visita técnica da bibliotecária, foi realizada uma capacitação para a equipe local, entregue um acervo com obras mato-grossenses, de literatura brasileira contemporânea e obras religiosas.

Locação de livros

Para que os leitores tenham acesso à locação de livros, é necessário que ele compareça na Biblioteca Municipal, com uma foto 3×4 e os dados pessoais para fazer a aquisição de um passaporte de leitura. Leitores com menos de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a realização do cadastro.

Devolução

A biblioteca agora dispõe de um Sistema de Informação, onde está sendo realizado o cadastramento dos livros. Contudo, muitos livros locados antes da pandemia ainda não foram devolvidos. Como durante muito tempo as atividades foram on-line, os leitores podem se dirigir até a Biblioteca Municipal para fazer a devolução. Pensando nisso, os horários de atendimentos foram definidos para poder atender a todos os leitores. A biblioteca foi adaptada com todas as medidas de segurança contra o Covid-19 e a equipe foi submetida a um treinamento prévio com as colaboradoras da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Bruna e Tatiana, sobre o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

Doações

Durante esse período de pandemia, a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves não receberá doações de livros, dado o “grande índice de infecção encontrado no papel, sendo necessário uma desinfecção de até 9 dias em espaço adaptado para esse fim”, complementa Renata.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.