quinta-feira, 21 novembro, 2024
23.9 C
Canarana
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE - Big Ben

FUTILIDADE – Big Ben

Londres tem como símbolo a torre do Big Ben, no Palácio de Westminster. O Big Ben é, na verdade, o Great Bell, um grande sino localizado no interior da Elizabeth Tower, prédio que abriga as casas do Parlamento da Grã-Bretanha e traz o relógio mais famoso do mundo – o Great Clock. Muitas pessoas acham que o Big Ben é a Torre do Parlamento, o que está errado.

A Torre do Big Ben abriga o Parlamento Inglês desde o século XX.* Foto: Brasil Escola

O sino Big Ben pesa 13,7 toneladas e mede 2,28 m de altura por 2,75 m de largura. Ele soou pela primeira vez em 11 de julho de 1859. Ele soa a cada hora exata marcada pelo relógio oficial de Londres, badaladas que são transmitidas pela emissora British Broadcasting Corporation (BBC). Além do famoso Big Ben, outros sinos menores tocam a cada 15 minutos na Elizabeth Tower.

O relógio do Big Ben é composto por quatro faces gigantes e iluminadas. Construído no reinado da rainha Vitória, o prédio traz a inscrição em latim DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira).

História

Símbolo britânico, o Big Ben não fazia parte do projeto original do Palácio de Westminster. A construção de sua morada, a Elizabeth Tower, só foi projetada após um incêndio em 18 de outubro 1834, o qual destruiu quase todo o Palácio. Como o Westminster Hall foi a parte que permaneceu de pé mesmo com as chamas, a opção foi reconstruir o prédio preservando-se a parte que havia resistido ao fogo. O Parlamento decidiu fazer algumas inovações no local, solicitando a construção de uma torre e um relógio, objeto que marcaria oficialmente as horas de Londres.

  • A construção do relógio

O relógio do Big Ben foi uma obra com exigências técnicas arriscadas para a época e confusões marcaram sua construção: o arquiteto Charles Barry, responsável pelo projeto, escolheu um fabricante de sua preferência sem consultar as possibilidades existentes em Londres – esse ramo da indústria era muito importante na época. Já o astrônomo real George Airy, que ficou a cargo da parte técnica, enfrentou protestos pelas arriscadas especificações técnicas definidas, o que poderia afetar a segurança da obra.

O Parlamento teve que definir um intermediário para o projeto do relógio do Big Ben, Edmund Beckett Denison, mas a decisão não facilitou o andamento da obra. Após assumir a criação do design, Denison entregou o produto ao fabricante Messrs E.J. Dent & Co, e o relógio ficou pronto em 1854.

  • A construção do sino

Se construir o relógio da torre foi algo que gerou impasses no projeto, criar o design e fabricar um sino de toneladas que fosse sincronizado com as horas marcadas era um grande desafio. Denison resolveu projetar o sino do Palácio de Westminster dentro de especificações técnicas estabelecidas por ele mesmo, ignorando o sino que já estava produzido para a obra. Após pronto, o Great Bell não aguentou o peso e quebrou.

O material do sino quebrado foi entregue para o mestre de fundição e dono da Whitechapel Bell Foundry, George Mears, e um novo sino foi construído, totalizando um custo de 572 libras. O novo Great Bell foi aprovado pelo próprio Denison, responsável pelo design anterior.

  • Transporte do Big Ben e feriado

Com mais de 13 toneladas, o transporte do Big Ben exigiu o fechamento de vias e um feriado foi decretado no dia. Uma carruagem com 16 cavalos foi utilizada para carregar o sino até a torre, em 1858.

  • Sino rachado – caso de Justiça

O sino não suportou o impacto da pá interior (responsável pelas badaladas) e acabou rachando. A culpa pelo estrago foi de Denison, já que o projeto não calculou corretamente o peso da pá. O caso foi parar na Justiça, dando causa favorável à Whitechapel Bell Foundry.

Big Ben é um “apelido” do sino da Torre do Parlamento, e sua origem não é certa. No entanto, alguns historiadores ligam o nome a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, responsável pela supervisão da construção do cartão-postal londrino.

Até mesmo a casa do Big Ben, a Elizabeth Tower, já teve outros nomes antes de homenagear a rainha Elizabeth II. O local já foi chamado de Clock Tower (Torre do Relógio) e, ainda, St Stephen’s Tower, referente a uma associação de jornalistas.

Onde fica o Big Ben?

A torre do Big Ben está localizada na região central de Londres, próximo ao rio Tâmisa, no Palácio de Westminster. A sua posição estratégica contribui para que o local fosse um dos cartões-postais londrinos e que atraísse a atenção de turistas. Outro ponto turístico nas imediações é a London Eye, a quarta maior roda-gigante do mundo.

Por Lorraine Vilela, Jornalista, Brasil Escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.