CANARANA – Uma data histórica. Completa-se nesse dia 10 de agosto de 2022, 50 anos da chegada das primeiras famílias de pioneiros dentro do projeto de colonização criado por Norberto Schwantes. O ponto de chegada foi chamada de Vila Sucuri, nas proximidades onde hoje está o antigo balneário do João Manoel.
Antes da chegada dos sulistas, algumas famílias já moravam em fazendas na região e ajudaram no processo de desenvolvimento, que teve um grande avanço com a chegada das primeiras 81 famílias oriundas de Tenente Portela em 1972, que vieram com o sonho de criar seus filhos e de construir uma cidade.
LEIA MAIS – Agrônomos que analisaram as terras de Canarana-MT em 1972, retornam ao município
LEIA MAIS – 31 de março: Há 50 anos surgia a Coopercol, colonizadora de Canarana e Água Boa
Para comemorar essa data, a Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura Municipal e o Centro Pró-memória, realizarão uma Sessão Solene no plenário do Legislativo, com a presença, por conta do espaço, de pioneiros que fazem parte daquelas primeiras famílias e seus descendentes.
Também confirmou presença a dona Gertrudes Schwantes, esposa do saudoso Norberto, que veio de Brasília juntamente com parentes. Na oportunidade será entregue uma placa comemorativa ao Centro Pró-memória em homenagem a todos os pioneiros.
Por Rafael Govari para OPioneiro.