Se você tem mais de um gato em casa, já deve ter visto eles lambendo uns aos outros. Esse comportamento às vezes parece supercarinhoso e outras vezes parece mais uma briga. Os motivos das lambidas são vários e vão de demostração de carinho a demonstração de poder.
Allogrooming, uma forma de carinho
O ato de lamber uns aos outros também remonta ao comportamento materno em relação aos filhotes. As gatas costumam segurar os gatinhos filhotes por alguns segundos e lambê-los antes que eles fujam correndo para a próxima brincadeira — essa é uma forma da mãe demostrar afeto pelo bebê. Outro comportamento que também relembra os felinos da sua infância é o de amassar uns aos outros com as patinhas.
Mas nem sempre lamber tem a ver com carinho
Pode ser que você já tenha percebido que um dos seus gatos tem mais costume de lamber os outros. Isso pode ser um sinal de que ele é o chefe do grupo. Segundo Bruce Kornreich, diretor do Feline Health Center da Universidade Cornell, algumas vezes um gato dominante lambe os demais para cuidar de outros gatinhos que estão “abaixo” dele na hierarquia do grupo e, assim, reforçar a sua dominância.
Entretanto, nem sempre essas manifestações de dominância são bem-vindas. Quando um gato se sente incomodado com o comportamento do outro o resultado geralmente é uma briga e pelos para todo lado. Isso pode acontecer porque eles não querem ser lambidos naquele momento ou não querem ficar com o cheiro do outro.
Além das demonstrações de poder, os tutores de gatos devem ficar atentos para ver se não há lambidas em excesso, já que isso pode ser um sinal de que o seu gatinho está ansioso.
Fonte: MegaCurioso