terça-feira, 30 abril, 2024
23.7 C
Canarana
Início Notícias Destaques Deputado cobra vistoria para implantação do curso de medicina em Barra do...

Deputado cobra vistoria para implantação do curso de medicina em Barra do Garças

Nesta quinta-feira (25), durante o evento da assinatura de parceria entre o governo do estado e ministro da Educação, Camilo Santana, para retomada das obras de escolas da Educação Básica em diversos municípios do estado, o deputado estadual Max Russi (PSB) aproveitou a oportunidade para pedir atenção à homologação do curso de medicina em Barra do Garças (distante a 520km). “Está faltando apenas a visita formal do ministério às instalações […] é uma demanda da região que possui forte potencial de desenvolvimento”, disse Russi ao ministro.

Foto: Assessoria

O pedido do deputado Max foi reiterado pelo senador Wellington Fagundes. “Uma faculdade de medicina é importante para o desenvolvimento de uma região”. Fagundes completou que Mato Grosso, inclusive, tem potencial para instalação de novos cursos de medicina, por estar construindo quatro grandes hospitais regionais em localidades estratégicas de desenvolvimento para o estado; “e com certeza os hospitais irão atender às exigências do MEC”, concluiu o senador.

Em resposta ao deputado, o ministro Camilo Santana explicou que existia uma portaria do Governo Federal de moratória de cinco anos dos cursos de medicina. “Nós suspendemos essa portaria e iremos lançar novo edital em breve […] Faremos o que for possível para garantir oportunidades de ensino qualificado para os nossos jovens”, destacou.

Articulando

O deputado Max Russi tem se empenhado para homologar e viabilizar o curso de medicina em Barra do Garças. No começo deste ano, ele se reuniu com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB) para apresentar as principais demandas para a implantação do curso, que vai atender toda a região do Araguaia.
Na ocasião, Alckmin disse estar otimista, tendo em vista o término do período de interregno, que proibiu a abertura de novas faculdades no período de cinco anos. À época, o vice-presidente informou que ainda neste primeiro semestre o MEC deve apresentar os critérios, que serão exigidos para que universidades possam abrir cursos de medicina no país.

Instalações

Em 2022, Russi visitou as futuras instalações do curso de medicina do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). “É gratificante presenciar o desenvolvimento do Araguaia. Saber que a boa educação vai garantir melhoras na qualidade de vida de todos. Novos profissionais, fomento econômico e progresso para região”, pontuou Max.

O deputado Max é um dos protagonistas na viabilização do curso tão esperado pela região: a medicina. Em articulação com o governador Mauro Mendes, aportou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, destinados à prefeitura de Barra do Garças para reforma do Pronto Socorro, do Hospital Municipal. O reitor do Univar, Marcelo Soler, explica que a reestruturação da unidade hospitalar municipal é essencial para avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Por José Marques, Da Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.