A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Nova Xavantina, deu apoio à Operação Primeira Expansão, deflagrada na manhã desta quinta-feira (05.09), pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Barra do Garças, tendo como alvo uma organização criminosa atuante com o tráfico de drogas e outros crimes. As ordens judiciais foram cumpridas no município de Nova Xavantina, resultando em seis pessoas presas em flagrante, sendo quatro homens e duas mulheres.
O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
Ao todo, foram expedidos 14 mandados, sendo nove de busca e apreensão e cinco de quebra de sigilo telefônico/telemático e informático pelo Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (NIPO).
A operação foi deflagrada após levantamento de informações realizado pelo Gaeco que apontavam a atuação e domínio do tráfico de drogas e outros crimes por parte de uma organização criminosa.
Durante as buscas foram apreendidos 14 aparelhos celulares, carregadores, chips, além de porções de maconha e cocaína, balanças de precisão, simulacro de arma de fogo, joias, dinheiro, cadernos com anotações e adesivos alusivos à organização criminosa.
Todo material ilícito foi apreendido e os suspeitos conduzidos à Delegacia de Nova Xavantina, onde será lavrado o flagrante, sendo posteriormente os criminosos colocados à disposição da Justiça.
Por PJC.