Uma onça-parda macho de aproximadamente três anos foi encontrada atropelada na MT-251, próximo a Campinápolis – MT (distante 226 km de Barra do Garças) por volta das 23h da última terça-feira (22). O Corpo de Bombeiros foi acionado por um promotor de Justiça que passava no local para atender a ocorrência.
Em entrevista, o tenente-coronel Dechamps explicou como os militares atuaram. “Ele estava prostrado na margem da vida, após receber essa ligação, nós fizemos o contato com o Bombeiro de Nova Xavantina e a gente fez um grupo de resgate. Então a gente fez contato com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – Ibama, fez o contato também com a Animais e Cia”, explicou o comandante.
O animal foi sedado ainda no local por um veterinário e resgatado pela corporação. Segundo os bombeiros, a onça chegou a Barra do Garças aproximadamente 6h, onde foi levada para clínica Animais e Cia para passar por avaliação e atendimento de urgência.
Regiane Costa, médica veterinária, contou sobre o estado preocupante de saúde que o animal deu entrada na clínica. “Ele chegou com uma perfuração na pata com miíase, isso quer dizer que já tinha uns dias de perfuração e uma fratura na perna também. Nossa preocupação maior é ter uma fratura na coluna, foi feito raio-x, exame de sangue, foi feita medicação porque ele já está com uma infecção”, disse a veterinária.
Ela ainda explicou que o animal deve voltar ao seu habitat natural aqui no Mato Grosso. “O Cabral, do Ibama, que é federal, é responsável por tudo isso, ele me falou e pediu para pegar as coordenadas, que ele vai voltar com o animal para a região que ele foi capturado”, afirmou.
A onça está agora sendo transportada para Goiânia (GO) em uma camionete Hilux do Corpo de Bombeiros para passar por atendimento médico especializado e seguirá para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres – Cetas de Brasília (DF) fazer seu processo de reabilitação.
Por Semana 7.