quarta-feira, 23 abril, 2025
InícioNotíciasDestaquesMonumento da Cuia e da Chaleira recebe o nome do seu idealizador

Monumento da Cuia e da Chaleira recebe o nome do seu idealizador

CANARANA – A Câmara Municipal aprovou na noite de terça-feira, 22, durante sessão ordinária, projeto de lei que denomina o Monumento da Cuia e da Chaleira, como “Monumento da Cuia e da Chaleira Guido Afonso Rauber”.

Monumento da Cuia e da Chaleira – Foto: Reprodução

A justificativa do projeto, de autoria do vereador Rafael Govari, é que Guido Rauber (in memoriam), foi o idealizador e o executor do monumento. Ele foi vice-prefeito, secretário municipal e gerente da Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda (Coopercol). Foi Rauber que criou também o primeiro brasão do município em 1989.

Guido Afonso Rauber – Foto: Reprodução

O Monumento da Cuia e da Chaleira foi inaugurado em 25 de julho de 1979, data que se celebra o Dia do Colono e do Motorista. Devido à escassez de pedreiros na época, com auxílio de alguns colaboradores, Guido Rauber executou pessoalmente a obra.

Construção do Monumento da Cuia e da Chaleira – Foto: Reprodução

O formato do monumento foi inspirado em objetos significativos de sua infância. A chaleira remete a uma peça centenária da casa paterna, enquanto a cuia e a bomba refletem itens tradicionais presentes em sua família. A inscrição “Em Homenagem a Você” destina-se a todos os visitantes, simbolizando a hospitalidade e o reconhecimento aos pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento de Canarana.

Mometo histórico – onças em cima do Monumento da Cuia e da Chaleira – Foto: Reprodução

O monumento é tombado como patrimônio cultural pela Secretaria de Estado de Cultura do Mato Grosso e, junto com o avião da Praça Siegfried Roewer, são os principais símbolos e os locais mais visitados em Canarana.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cópia não permitida