CANARANA – O empresário Mário Diogo Aleixo Júnior, CEO da Contlog Logística e Comércio Exterior, com sede em Navegantes (SC), esteve em Canarana na última quinta-feira (11/09). A empresa atua há mais de uma década no setor de comércio internacional, com foco em transporte, armazenagem e agenciamento de cargas.

O objetivo da visita foi conhecer a cidade e os potenciais da cadeia produtiva do gergelim, cultura agrícola que vem crescendo de forma acelerada no Vale do Araguaia. Mário Diogo possui fortes negócios com os Emirados Árabes Unidos, país que é grande consumidor de gergelim, e veio a Canarana justamente para estudar formas de viabilizar uma ponte de exportação direta entre produtores locais e o mercado árabe.
Jiu-Jitsu e conexões internacionais
Durante a agenda, Mário Diogo se reuniu com empresários e produtores rurais do município.
Além da atuação empresarial, Mário Diogo é lutador de Jiu-Jitsu. Essa prática esportiva foi um dos pontos de aproximação com Canarana, já que o empresário canaranense Mário Edson, o Cowboy, também é lutador de Jiu-Jitsu e participa anualmente de competições nos Emirados Árabes. Foi justamente através dessa conexão que surgiu o contato para a visita a Canarana, prevendo a possibilidade de levar o gergelim local para o mercado árabe.
Vantagem logística da Contlog
A Contlog mantém seu armazém principal a apenas 2 km do Porto de Navegantes, além de estar próxima da BR-470, corredor estratégico que liga o litoral ao interior de Santa Catarina. Essa estrutura permite à empresa integrar serviços de importação e exportação, especialmente com a China, e abrir novas rotas comerciais como a que está sendo prospectada agora para os Emirados Árabes Unidos.
A visita de Mário Diogo reforça o crescente interesse de investidores internacionais pelo potencial agrícola de Canarana, que desponta como um dos polos mais promissores na produção de gergelim em todo o mundo.
Por Rafael Govari para OPioneiro.