sexta-feira, 22 novembro, 2024
31.3 C
Canarana
Início Notícias Destaques A estrada desenhada em um guardanapo que começa a ser pavimentada no...

A estrada desenhada em um guardanapo que começa a ser pavimentada no Araguaia

CANABRAVA DO NORTE – As obras para pavimentar os quase 69 km da MT-109, entre Canabrava do Norte e Espigão do Leste, estão em ritmo acelerado há quase 60 dias. A empresa Semec tem prazo de três anos para concluir a obra, mas a expectativa é que os trabalhos possam ser concluídos já em 2022, criando um importante corredor que será responsável por escoar a produção de grãos de mais de 750 mil hectares de lavouras da região Xingu Araguaia.

LEIA MAIS – Proposta do Governo de Mato Grosso para ligar Araguaia-Xingu, cria rota passando por Querência

LEIA MAIS – Governo lança licitação para pavimentar 68 km e ligar Distrito do Espigão do Leste à BR-158

Construção da base que receberá o asfalto na MT-109; Foto – OP.

Na gestão do então governador Blairo Maggi, a MT-109 foi projetada de maneira informal através de um desenho em um guardanapo. Desde então ficou conhecida como a Estrada do Guardanapo, abrangendo 22 km da MT-412 no trecho entre a BR-158 e Canabrava do Norte; e 69 km da MT-109 entre Canabrava e Espigão no entroncamento com a MT-322. Porém, em mais de uma década desde aquele desenho, apenas os 22 km da MT-412 foram pavimentados.

Expectativa é que os 69 km da MT-109 estejam pavimentados até o final de 2022; Foto – OP.

O prefeito de Canabrava do Norte, João Cleiton Araújo de Medeiros, disse para ao OPioneiro que a expectativa é que a pavimentação da MT-109 esteja concluída até o final de 2022. “A obra está em andamento com prazo de entrega em três anos, mas a expectativa é concluir em dois anos. A parte que cabe ao Município está avançando e já fizemos a limpeza e retirada das cercas até a região conhecida como Corgão”, disse João Cleiton.

Prefeito de Canabrava do Norte – João Cleiton Araújo de Medeiros; Foto – Reprodução.

A reportagem do OP esteve em Canabrava e registrou o andamento dos trabalhos, que se concentram no primeiro trecho após a cidade, na construção de bueiros e da base que vai receber o asfalto. O investimento da obra será de mais de R$ 42 milhões e faz parte do Programa Mais MT do Governo de Mato Grosso, tendo nesse trecho a parceria das prefeituras de Canabrava e de São Felix do Araguaia, do qual pertence o distrito de Espigão do Leste.

Pavimentação da MT-109 receberá investimento superior a 42 milhões de reais; Foto – OP.

A Estrada do Guardanapo faz parte de um projeto maior, que engloba uma rota alternativa à BR-158, que enfrenta entraves ambientais para o asfaltamento do trecho que cruza a Terra Indígena Marãiwatsédé. Como solução, o Governo de Mato Grosso irá asfaltar as MTs 110 e 109 entre Canarana e Querência e a MT-109 entre Querência e Espigão do Leste, obras que se encontram na fase de produção de projetos. De Espigão a rota segue até Canabrava no trecho que está em obras e, depois até a BR-158 pela MT-412 já asfaltada.

Trecho em obras liga Canabrava do Norte e Espigão do Leste; Arte – Divulgação.

Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), os municípios de Querência, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte e o distrito de Espigão do Leste, plantaram na última safra mais de 750 mil hectares com lavouras, produção que será escoada por essa rota alternativa. “Essa pavimentação trará um impacto econômico e social muito grande para Canabrava e toda região. Aqui temos as terras mais férteis de toda região e o agronegócio este em plena expansão”, complementa o prefeito.

Pavimentação da estrada do Guardanapo trará novo desenvolvimento para a cidade de Canabrava do Norte; Foto – OP.

Para João Cleiton, a construção de obras estruturantes como a MT-109 estão sendo possíveis graças ao trabalho sério do governador Mauro Mendes e do seu vice Otaviano Pivetta. “O trabalho do governador e do vice-governador tem sido exemplar e correto. De mãos duras, é verdade, mas que recuperou a economia e, por isso, vemos obras estruturantes acontecendo em todas as regiões do Estado. E o nosso município é a prova viva do trabalho sério e competente que o governo tem feito”, finaliza.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.