sexta-feira, 9 dezembro, 2022
Início Notícias Saúde Prefeitura irá expedir novo Decreto autorizando abertura de restaurantes e academias com...

Prefeitura irá expedir novo Decreto autorizando abertura de restaurantes e academias com até 30% da capacidade

CANARANA – Em reunião no início da manhã desta segunda feira (13/04) na Prefeitura Municipal de Canarana-MT, proprietários de restaurantes, academias, representantes do Poder Público municipal e representantes de entidades religiosas, debateram as medidas de contingenciamento frente à Pandemia do COVID-19 e as consequências econômicas decorrentes. Foi solicitado à Prefeitura Municipal a possibilidade de adoção de medidas mais brandas no atendimento à clientes.

Entenda o caso

Estabelecimentos comerciais em que há aglomeração de pessoas em seu interior devido à categoria de sua atividade (como bares, restaurantes e academias), tiveram o atendimento ao público suspenso pelo Decreto Estadual 425/2020, permitido, por exemplo, no setor alimentício, apenas a opção de atendimento a pronta entrega, sendo vedado o consumo no local.

Em Canarana, os empresários argumentaram que, em seus setores, já há relatos de estabelecimentos que estão para encerrar a atividade ou iniciar o processo de demissões de funcionários ainda na semana corrente. “Precisamos voltar a trabalhar imediatamente. Queremos que nossas empresas possam respirar e pelo menos cobrir os custos”, salienta o empresário proprietário de restaurante, Eduardo Scalabrin.

Na oportunidade da reunião, os comerciantes entregaram ao ente público um protocolo com 27 assinaturas de comerciantes, onde se comprometem a adotar medidas preventivas sanitárias e solicitam a permissão de abertura de seus comércios. Empresárias do ramo de academia presentes endossaram o argumento. “É uma situação preocupante pra gente nesse ramo. A gente tem que se unir”, evidencia a empresária Fabiana Schelski.

Os setores com atendimento proibido argumentam que enquanto amargam prejuízos, correndo o risco de iniciar demissões, causando impacto econômico em toda a sociedade, outros setores do comércio estão com o atendimento normalizado, inclusive, com registros de aglomeração de pessoas.

Emissão de novo Decreto

Frente aos argumentos esboçados na reunião, o prefeito Municipal Fábio Faria, disse que,  “já vinha acompanhamento o desenvolvimento dos casos no município e a ideia era afrouxar um pouco.” Embora tenha sido registrado um caso confirmado para o Novo Coronavírus na última terça-feira (07/03), todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, não houveram novos registros desde então e os exames enviados para análise estão retornando negativos. 

“Pelo que vi, acredito que colocando 30% da capacidade de atendimento de cada um seja  interessante {…} Vamos formular hoje um decreto”. O Decreto irá salientar as medidas de higienização preventivas tanto para os comércios, quanto para as igrejas, que deverão ser adotadas, passíveis de fiscalização.

Por J. O Pioneiro.