CONFRESA – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), a Operação Rex Salis, com o objetivo de apurar uma associação criminosa voltada ao tráfico transnacional de drogas.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, nas cidades deTangará da Serra, Rondonópolis e Cáceres, e em Itapipoca (CE).

A investigação teve início a partir de um flagrante de tráfico de drogas em Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá).
Na ocasião, uma pessoa foi presa conduzindo um caminhão-trator com mais de 800 kg de cloridrato de cocaína.
O material seguiria para o Nordeste brasileiro.
TRÁFICO TRANSNACIONAL – O crime investigado pela Operação Rex Salis é o tráfico transnacional de drogas, que ocorre quando entorpecentes são produzidos, transportados ou distribuídos entre diferentes países.
Trata-se de um crime grave, previsto na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), que pode envolver diversas etapas — desde a origem da droga em países produtores até sua distribuição em mercados consumidores, muitas vezes com o envolvimento de organizações criminosas estruturadas.
Além disso, por ultrapassar fronteiras nacionais, esse tipo de tráfico é considerado de alta complexidade e impacto internacional.
ABUSO SEXUAL – Também nesta quarta-feira (26), a Polícia Federal cumpriu em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) um mandado de busca e apreensão, com o objetivo de reprimir a prática de crimes relacionados ao abuso sexual infantil.
Foi apreendido um aparelho celular para análise quanto à existência de vídeos e imagens de exploração sexual infantil.
As investigações, que decorrem do desmembramento da Operação Dark Storage, apontam que o usuário teria recebido e armazenado arquivos de natureza pedopornográfica.
O responsável poderá responder por abuso sexual infantil.
Por DiáriodeCuiabá.