domingo, 14 agosto, 2022
Início Notícias Saúde Atualizada - Segundo caso de Covid-19 em Querência - Paciente é transferido...

Atualizada – Segundo caso de Covid-19 em Querência – Paciente é transferido para Cuiabá

A cidade de Querência-MT registrou segundo caso de Coronavírus (Covid-19) no final desta segunda-feira (27/04). O exame que constatou positivo foi realizado por teste rápido, na segunda-feira, em Canarana, quando o paciente esteve com familiar residente no município.

O paciente, Luan Thiago Schlemmer, reside em Querência e trabalha no setor de transportes. É natural da cidade de Canarana.

Por informações repassadas por familiar, Luan apresentou os sintomas, como falta de ar, tosse e febre. Na noite de segunda-feira ele foi encaminhado para o Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa -MT.

O caso ainda não consta na contabilização da Secretaria Estadual de Saúde, pois ainda necessita ser atestado pelo LACEN. Conforme familiar,  no final desta terça-feira (28/04), Luan foi transferido de ambulância para Cuiabá-MT. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Canarana.

Em Nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Canarana, afirma que todos os procedimentos protocolares foram seguidos. O paciente teve apenas contato com seu pai, no curto período de tempo que esteve em Canarana, e este já está em isolamento domiciliar, sendo monitorado.

Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana, através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, vem a público esclarecer que na data do dia 27/04/2020, um paciente residente do Município de Querência, e que possui familiares que residem em Canarana, procurou o serviço de saúde de nosso município, com sinais e sintomas ( Tosse, Desconforto Respiratório, Febre, Dor de Garganta e Dispneia) onde teve seu primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, sendo imediatamente avaliado e encaminhado para o Hospital Municipal Lorena Parode, com quadro suspeito de COVID-19. 

Tal paciente, ao ser recebido pelo Hospital Municipal, foi colocado em isolamento e seguido todos os protocolos para casos suspeitos de coronavírus, na ocasião foi realizado a coleta do material e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso ( LACEN/MT), bem como realizado o teste rápido, onde este testou positivo para COVID-19, ressaltamos que o Teste Rápido é um exame de rastreio, não sendo contabilizado como um método confirmatório para o coronavírus, confirmação esta que deverá ser realizada pelo LACEN/MT, através da amostra coletada. O paciente foi transferido na noite do dia 27/04/2020, para o Hospital Regional de Agua Boa, nossa referência para casos que necessitem de internação para COVID. 

Informamos que o paciente somente teve contato no município de Canarana, com seu pai, onde o mesmo já está em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela unidade básica de saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Querência, já foi informada sobre o caso, no dia 27/04/2020, onde a mesma já início o monitoramento dos contatos, adotando todas as medidas conforme os protocolos vigentes. 

Em tempo, informamos que o Município de Canarana, até a presente data possuiu apenas 01 (um) caso confirmado e já recuperado de COVID-19. 

Sem mais para o momento, 

Ruberlan da Silva Rezende – Secretário Municipal de Saúde

Alene Natalia da Silva – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica

 

Por JOPioneiro, com informações do site Querência News.