segunda-feira, 22 julho, 2024
20.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques Canarana recebe câmeras de segurança pública do governo do estado

Canarana recebe câmeras de segurança pública do governo do estado

CANARANA – No início deste mês, a Prefeitura Municipal de Canarana recebeu do governo do estado, 77 câmeras de segurança do programa “Vigia Mais MT”, para serem instaladas no município.

Segundo o engenheiro responsável pelo projeto de instalação das câmeras, Diego Ferreira da Silva, o município recebeu um conjunto de: 67 câmeras “fixas”, mais 5 do modelo “OCR” (Optical Character Recognition), que permite fazer a leitura de placas e monitorar veículos em tempo real. E, 5 câmeras, do modelo “Speed Dome”, que captam imagens em 360 graus, com alcance de até 2 Km.

Foto: Reprodução

As câmeras serão instaladas no perímetro urbano e também no interior, nos principais Distritos do município: (Serra Dourada, Matinha, Garapú e Kuluene). Inclusive nas entradas da cidade.

A Polícia Civil Judiciária juntamente com a Militar de Canarana já determinou os pontos estratégicos, locais onde as câmeras serão instalados, tais como: estradas, rodovia, espaços públicos (escolas, creches) e área comercial.

Foto: Reprodução

Segundo a Secretária de Obras, Eliane Felten, o município já recebeu as câmeras e nos próximos dias será realizado o processo licitatório para aquisição dos postes, placas solares e outros equipamentos, além da mão de obra da instalação das câmeras.

O projeto visa identificar a movimentação de veículos nas principais estradas e no perímetro urbano.

Com a instalação das câmeras serão possível a localização de veículos roubados, combate ao tráfico de drogas, formação de provas contra acidentes, entre outras possíveis situações. As câmeras serão interligadas ao sistema da “Secretaria de Segurança Pública” do estado, situada na capital.

Foto: Reprodução

“O programa tem a união de esforços entre governo do estado e dos municípios e, realmente vem para atender uma demanda que a população nos traz há muito tempo – que é o investimento em segurança pública”, conclui a Secretária Eliane.
O projeto de segurança para o município foi articulado pelo “Gestor de Convênios”, Raimundo João.

Programa Vigia Mais MT

O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.

Por Ismael Roberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.