sábado, 25 maio, 2024
29.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques CANARANA- Senac e Prefeitura forma 52 novos profissionais nas áreas administrativa, recursos...

CANARANA- Senac e Prefeitura forma 52 novos profissionais nas áreas administrativa, recursos humanos, liderança e Gestão de Pessoas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) entregou 66 certificados em cursos das áreas de gestão, negócios, tecnologia da informação e beleza em Canarana e Barra do Garças, na região do Vale do Araguaia.

As formações foram ofertadas gratuitamente à população, em especial, às pessoas de famílias de baixa renda, em parceria com as prefeituras municipais, visando a capacitação de mão de obra para o comércio de bens, serviços e turismo das localidades.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, celebrou as entregas. “Essas certificações são frutos das exitosas parcerias que temos com as prefeituras municipais de Canarana e também de Barra do Garças, dois importantes municípios do Vale do Araguaia. Estes cursos podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, bem como para as trilhas de aprendizagem oferecidas pelo Senac-MT na área que o aluno decidir se especializar e ser referência em seu segmento de atuação”, observou Wenceslau Júnior.

Em Canarana foram distribuídos 52 certificados dos cursos profissionalizantes de ‘Assistente Administrativo’, ‘Assistente de Recursos Humanos’, ‘Informática Básica’, ‘Liderança e Gestão de Pessoas’. A cerimônia, realizada no auditório da Sicredi Araxingu, foi prestigiada por autoridades locais, familiares, jovens aprendizes do Senac-MT e demais convidados.

“Canarana está em rota de desenvolvimento e nossa comunidade, ao ver seus filhos, sobrinhos, esposas e esposos ganhando essa certificação, está de parabéns! Uma qualificação facilita a entrada no mercado de trabalho. Temos uma economia fortalecida, com condições de atrair investimentos, fomentar o comércio local e especializar as pessoas para dar sustentação a este cenário e não deixar ninguém à margem do progresso”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico, Marilei Bier, que na oportunidade, representou o prefeito Fábio Faria.

O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, ressalta que somente em Canarana, de janeiro a novembro deste ano, foram realizados 11 cursos que totalizaram 287 matrículas, explicou o dirigente.

Estudantes celebram conquista. O desafio de um novo tempo.

Toda a região do Vale do Araguaia, composta por 25 cidades, é atendida pelo Centro de Educação Profissional do Senac-MT, em Barra do Garças. A gerente da unidade educacional, Ingrid Jacarandá, deu detalhes da atuação. “De Barra até Vila Rica, na divisa com o Pará, levamos o propósito e a missão do Senac – capacitar para o comércio de bens, serviços e turismo. Os cursos são planejados de acordo com o perfil econômico dos municípios, as necessidades locais e as exigências de empregabilidade”, frisou a gestora.

Estudantes celebram suas conquista

Recém-chegada em Canarana, com uma filha de cinco anos e em busca de emprego, Patrícia Brum, aproveitou as oportunidades e fez, de uma vez só, três cursos do Senac-MT. “Fiz os cursos de ‘Assistente Administrativo’, ‘Assistente de Recursos Humanos’ e ‘Liderança e Gestão de Pessoas’ para me aperfeiçoar. Vim para Canarana recentemente, a cidade está crescendo bastante e eu também estou em busca de crescimento. Para isso, tenho de estar qualificada”, destacou.

Participaram da cerimônia, o secretário municipal de Educação e Cultura, Eduardo Ferreira da Silva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Govari; os presidentes da Sicredi Araxingu e da Associação Comercial e Empresarial de Canarana (Acecan), respectivamente, Martim Steffenon e Edenilson Tuzzi; e a coordenadora da Escola Técnica Estadual de Canarana, Beatriz Irber. Os cursos do Senac-MT acontecem no prédio da escola técnica, onde também funcionam o Centro Municipal de Formação e o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Por Notícia dos Municípios com Senac/Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.