sexta-feira, 9 dezembro, 2022
Início Notícias Destaques Com apoio do Governo do Estado, obras do futuro hospital de Ribeirão...

Com apoio do Governo do Estado, obras do futuro hospital de Ribeirão Cascalheira devem iniciar em novembro, anuncia prefeita

RIBEIRÃO CASCALHEIRA – Ribeirão Cascalheira é um município que apresenta grande potencial de crescimento no agronegócio. Localizada no cento do Vale do Araguaia, com a cidade cortada pela BR-158, possui uma logística favorável, que ficará ainda melhor com a futura BR-080.

Prefeita Luzia, de Ribeirão Cascalheira, concede entrevista ao OPioneiro; Imagem – Divulgação.

Mas um dos grandes gargalos para sua população sempre foi a saúde. A ausência de um hospital municipal, praticamente transfere todo procedimento cirúrgico para outras cidades referências, como o Regional de Água Boa, localizado a quase 150 km de distância.

Por ser considerada ainda uma cidade pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes, o município nunca teve recursos próprios suficientes, ou mesmo força política para conseguir apoio financeiro do Estado ou da União, que viabilizasse a construção de um hospital.

Realidade que está prestes a mudar. A prefeita Luzia Nunes Brandão, em entrevista ao OPioneiro, disse que o Governo do Estado garantiu o empenho de mais de oito milhões de reais e, inclusive, já fez o repasse de mais de dois milhões, para serem usados na construção do futuro hospital municipal de Ribeirão Cascalheira.

LEIA MAIS – Ribeirão Cascalheira/MT recebe nova agência do Sicredi

“Ribeirão Cascalheira sempre teve o sonho de um hospital, mas nunca tivemos recursos. Eu estive com o governador Mauro Mendes e a resposta dele foi a seguinte: vamos construir o hospital. Na hora eu até chorei, me emocionei. Uns falaram para mim: isso é promessa de político. Eu respondi: não é não, porque quando o Mauro fala, ele faz”, relata a prefeita.

Para Luzia, a área da saúde teve uma grande mudança na atual gestão em Mato Grosso. “Eu fui prefeita na gestão do governo passado e a gente não podia fazer compromisso nem com o recurso de custeio que deveria ser passado todo mês. Mauro chegou, fez gestão, pagou os atrasados e colocou as parcelas em dia”, conta.

Depois da promessa feita pelo governador, Luzia enfrentou graves problemas de saúde, contraiu covid e, como sua cidade não tem hospital, foi internada em Barra do Garças. Lá, dentro do hospital, no dia 30 de junho último, ela recebeu a ligação do governador. “Ele me ligou para dizer que tinha depositado 2,4 dos oito milhões, para iniciar as obras”, relembra.

Nesse momento o projeto está em fase de licitação. O hospital terá 2.400 metros quadrados de construção, com 32 leitos, laboratórios, consultórios e demais repartições. “Queremos que as obras iniciem em novembro. Com fé em Deus, vai ganhar uma empreiteira que irá começar e terminar logo a obra. Quero terminar o meu mandato com o hospital pronto”, disse.

Conforme Luzia, o governador Mauro Mendes e a primeira dama Virginia Mendes, são pessoas que ajudam a realizar sonhos. “A Virginia é uma mulher humana, que olha para a gente como uma mãe, que enxerga os necessitados. O governador não esquece os municípios pequenos, como o nosso, nos ajudando a realizar nossos sonhos”, concluiu.

O hospital municipal será primordial para dar suporte ao crescimento que o município de Ribeirão Cascalheira está vivendo. Com aumento da agricultura, a tendência é de grande aumento populacional nos próximos anos, que em breve poderá usufruir de assistência de baixa e até de média complexidade na área da saúde dentro de sua própria cidade.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.