CUIABÁ – O Mato Grosso e os municípios do Vale do Araguaia passam pelo pior momento no número de confirmações de pessoas contaminados com o Covid-19.
Em Mato Grosso, conforme Boletim de quinta-feira (18) do Governo do Estado, já tinham sido confirmados 8.166 casos, com 295 óbitos. O Mato Grosso já tem 2.766 recuperados e 367 estão internados, sendo que 182 em UTI, o que representa por 80% dos leitos de UTI existentes estão ocupados.
Médio Araguaia
Em Canarana, o Boletim Epidemiológico do dia 18 da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou mais 7 casos nas últimas 24 horas, elevando o número para 61, sendo que 55 são de moradores do município. Quase a metade, 27, já estão recuperados. 1 está internado em UTI e outros 32 estão em isolamento domiciliar. Canarana já confirmou 1 óbito decorrente do vírus.
LEIA MAIS – Covid-19 chega a 54 casos em Canarana
Querência já passou de 100 confirmações (107), conforme Boletim Epidemiológico do dia 18. 54 pessoas que contraíram o vírus já estão recuperadas. 3 pessoas morreram em decorrência do Covid-19 em Querência.
Água Boa está com 28 casos confirmados de Covid-19, conforme Boletim Epidemiológico do dia 18. Desses, 7 estão recuperados. O município tem 1 óbito e 52 casos suspeitos.
Maior número de casos da região
Confresa, localizada no Norte Araguaia, é a cidade com mais casos registrados em toda região do Vale do Araguaia. Conforme Nota Informativa do dia 18, foram confirmados 256 casos de Covid-19 no município, com 5 óbitos. 165 pessoas que contraíram coronavírus já estão recuperados. Confresa tem 640 casos suspeitos.
Maior número de mortes da região
Barra do Garças, a cidade mais populosa da região, conforme Boletim Informativo do dia 18, confirmou 135 casos de coronavírus, com o maior número de óbitos do Araguaia, 9. O município tem 9 pacientes internados e 73 já se recuperaram.
Cenário nacional
Na quinta-feira (18), o Governo Federal confirmou 978.142 casos da Covid-19 no Brasil e 47.748 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 46.510 mortes e 955.377 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.
Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Por O Pioneiro; Foto Capa Tchélo Figueiredo/Secom-MT