domingo, 14 agosto, 2022
Início Futilidade do Dia CURIOSIDADE DO DIA - Por que os olhos dos gatos brilham no...

CURIOSIDADE DO DIA – Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Quem tem gato ou convive com algum por perto certamente já deve ter reparado que seus olhos costumam brilhar no escuro. Mais que imaginar que possa se tratar de uma intervenção sobrenatural no bichano (especialmente se ele estiver em um cruzamento deserto), saiba que esse fenômeno é absolutamente normal.

Por que o olho brilha então?

Antes de tudo, é válido dizer que o olho do gato não vai brilhar sempre no escuro. Para isso acontecer é necessário primeiro que haja pelo menos um pequeno foco de luz na região em que o felino está.

O brilho em questão nada mais é que a luz refletida e captada por uma membrana que fica na parte de trás do olho do gato, chamada tapetum ludicum. É por causa dela que qualquer luz no ambiente, por menor que seja, é absorvida e faz com que esse brilho se sobressaia — o que, evidentemente, não vai acontecer se o bichinho estiver numa área totalmente carente de luz.

Foto: Reprodução

Vale mencionar, inclusive, que em situações com luz baixa ou ausência quase total dela a pupila de um gato pode ficar até 50% maior que a de um humano, além de possuir um número maior de células sensíveis à luminosidade na parte de trás de seus olhos se comparado com os olhos humanos.

Outro dado importante é o fato de que o tapetum lucidum não está presente apenas nos olhos dos gatos. Animais como raposas selvagens, ovelhas e até mesmo golfinhos contam com esse elemento, o que também pode gerar olhos brilhantes nessas espécies de animais.

Por fim, podemos dizer ainda que há um preço a ser pago pelos animais por conta deste elemento: no caso de um gato, por exemplo, é preciso que ele esteja sete vezes mais próximo de um objeto para que possa enxergá-lo com o mesmo nível de detalhes que um humano em distância moderada e iluminação adequada.

Fonte: MegaCurioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.