RIBEIRÃO CASCALHEIRA – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou neste mês, os serviços de infraestrutura e das fundações para a construção de uma ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-080, ligando o estado de Goiás ao Mato Grosso.
Dentre os serviços executados no local, destaca-se a cravação inicial das primeiras estacas de um total de 424, sendo que 322 serão cravadas por bate-estacas convencionais, nas margens do rio, e outras 102 no leito do Rio Araguaia, utilizando apoio náutico. O número expressivo é justificado pela complexidade do empreendimento.
LEIA MAIS – DNIT recupera rodovias de região produtora de grãos em Mato Grosso
LEIA MAIS – “Essa 326 vai mudar a vida de Cocalinho”, diz prefeito Baco
Segundo o DNIT, após a cravação, será realizado serão executados os blocos de coroamento das estacas finalizando, assim, os serviços de fundações. A previsão do órgão subordinado ao Ministério da Infraestrutura, é de que essa etapa seja concluída até o mês de novembro.
Resultado de um investimento total de R$ 165.829.113,90 e com previsão de conclusão em fevereiro de 2023, a ponte sobre o Rio Araguaia atenderá à necessidade crescente de transporte de pessoas e mercadorias na região, especialmente aquelas ligadas ao escoamento do agronegócio. Além disso, o empreendimento também proporcionará a ligação do Estado de Goiás com a região Norte do país, passando por Mato Grosso.
BR-080
O projeto da BR-080, no lado mato-grossense, tem 200 km de extensão entre Ribeirão Cascalheira-MT, no Médio Araguaia, até o rio Araguaia, na divisa com Goiás, onde fica o município de São Miguel do Araguaia-GO. A partir do município goiano, são 600 km até Brasília. A obra da pavimentação do lado de Mato Grosso está orçada em mais de um bilhão de reais. O valor encarece por conta das áreas alagadas a cada período chuvoso, principalmente nos rios Das Mortes e Araguaia.
Por Dnit com Redação OP.